O investimento numa saúde pública de qualidade, com profissionais altamente capacitados e equipados, é um dos objetivos do Governo Municipal. Com essa premissa, e pensando em oferecer um atendimento ainda mais ágil e qualificado, desde março, o SAMU do município passou a contar com uma viatura intermediária de atendimento, resultando num suporte a mais nas ocorrências diárias envolvendo acidentes. Sendo o primeiro município do Estado e o segundo do Brasil a ter esse suporte no SAMU.
Nesta terça-feira (03), o Coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Eduardo Fernando de Souza esteve visitando a unidade. Também estiveram presentes, a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio, coordenadora Melissa Bonatto, conselheiro secretário do Coren-RS, Antônio Ricardo Colla da Silva, conselheira do Coren-RS e docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unisinos, Rosane Mortari Ciconet, Mestranda do PPG Unisinos e Coordenadora da Vigilância em saúde SMS Gravataí, Vanessa dos Santos Prates.
No sistema intermediário a viatura conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro. A equipe do SAMU conta atualmente com 10 técnicos, 08 enfermeiros, 13 médicos e 14 condutores.
Em fevereiro foi publicada a resolução 688/2022 do Cofen, reconhecendo o suporte intermediário de vida do SAMU, e possibilitando que os municípios de todo o país tenham essa possibilidade de atendimento. “Parabéns a todos do Samu de Bento Gonçalves, segunda do Brasil, após a publicação da resolução 688”, destacou o coordenador do Cofen.
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destaca que “estamos mais uma vez inovando com a equipe intermediária dando mais uma possibilidade de atendimento para as pessoas que precisam. Ficamos muito felizes em receber a visita dos representantes do Cofen e do Coren”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves