Salton realiza segunda edição do evento Ciclos & Vinhas: Semeando a Sustentabilidade

Programação reúne mais de 20 marcas expositoras em mostra técnica e palestras voltadas à agricultura e boas práticas no campo

A segunda edição do evento Ciclos & Vinhas: Semeando a Sustentabilidade ocorre na sede da Salton, em Bento Gonçalves, para apresentar aos produtores parceiros da empresa, profissionais e estudantes do setor as principais inovações envolvendo o universo da vitivinicultura. A programação será realizada no dia 30 de maio e reúne as novidades do setor expostas pelos mais de 20 fornecedores parceiros em uma Mostra Técnica. Ainda está prevista uma sequência de palestras, conduzidas por representantes da empresa e do setor, que abordam temas relevantes para as boas práticas de cultivo da uva e também sobre tendências do agronegócio.

Ao longo de sua história de 112 anos, a Salton sempre buscou iniciativas que tornam o cultivo da uva cada vez mais sustentável e, assim, tentam reduzir o impacto ambiental da atividade, com projetos que permeiam todos os elos de sua cadeia produtiva. O Ciclos & Vinhas é uma das iniciativas que oportunizam a capacitação da rede de parceiros da Salton, também aproximando a vinícola da comunidade. “A segunda edição do evento vai além de compartilhar o conhecimento com nossa rede de parceiros: reforça nosso compromisso de estarmos próximos de nossa cadeia produtiva. A sustentabilidade é um tema que cada vez mais deve nortear as ações que envolvem o tema viticultura. Por isso, no Ciclos & Vinhas, buscamos o apoio de instituições e empresas importantes que atuam como referência no setor”, descreve o presidente da vinícola, Maurício Salton.

O presidente da Salton será um dos palestrantes do painel que ocorre à tarde e falará sobre Resultados e perspectivas da Vinícola Salton. Perspectivas do agronegócio, gestão de custos de produção agrícola e contratação de mão de obra sazonal também serão abordados por especialistas ao longo da tarde (programação completa abaixo). No evento, também será feita a entrega do caderno e cartilha de boas práticas sociais no campo para os mais de 400 produtores rurais que fornecem uvas à Salton. A cartilha aborda temas relevantes que devem ser considerados nas relações de trabalho, como direitos humanos e direitos trabalhistas, além de reforçar a importância de fiscalizações e auditorias sobre estes itens. O documento que será trabalhado com os produtores torna público, mais uma vez, o compromisso e a preocupação da Salton com o trabalho digno e que promova a pacificação social.

Tecnologia e inovação marcam presença na Mostra Técnica

Ao todo, serão 25 marcas que devem compartilhar novidades, tendências e atualizações para o setor vitivinícola na Mostra Técnica do Ciclos & Vinhas. Os produtores de uva poderão conhecer de perto tecnologias que trazem mais agilidade, economia e, claro, sustentabilidade no manejo das videiras.

O diretor comercial da RL Tekno Soluções, Renato Pasin, conta que a empresa trará para a mostra a tecnologia em drones para pulverização, e destaca os principais benefícios do equipamento. “Nós temos uma economia significativa do uso de água já que, antes, o agricultor acabava usando em torno de 500 a 600 litros de água por hectare. Com o drone, o uso reduz para 30 a 40 litros por hectare”, pontua.

De acordo com o diretor, o produtor rural também economiza até 30 minutos de trabalho por hectare ao aderir a este tipo de equipamento, além de perceber a melhor conservação do solo. “O que vemos e nos deixa muito felizes é que o uso deste tipo de tecnologia acaba evitando o êxodo rural, já que os filhos retornam ao campo para ajudar os pais a trabalhar com estas novas tecnologias”, explica Pasin.

A inovação no agro será apresentada também pela startup Jahde Tecnologia com o case Crops – Sistema de Monitoramento de Doenças. Desenvolvido em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, trata-se de um sistema informatizado que utiliza inteligência artificial para auxiliar os produtores de uva no monitoramento e prevenção do míldio da videira, uma das doenças mais difíceis enfrentadas pela cultura da uva. “Com alertas diários personalizados, baseados em condições climáticas e características da propriedade, o Crops promove uma gestão mais sustentável, economia de recursos e menor exposição a agroquímicos, trazendo benefícios para a saúde dos trabalhadores, consumidores e meio ambiente”, explica a gerente administrativa Daniela Sikacz. A tecnologia já é usada por mais de 100 viticultores na Serra e Campanha Gaúchas, além do Paraná.

Sobre o Ciclos & Vinhas:

O evento Ciclos & Vinhas: Semeando a Sustentabilidade está em sua segunda edição, mas já foi realizado em anos anteriores com outro formato e com o nome Dia de Campo Salton. Nesta edição, além de apresentar as novidades do setor para viticultores e compartilhar informações relevantes do cultivo da uva, o evento tem como missão a conscientização dos produtores parceiros da vinícola quanto às boas práticas com relação à cadeia produtiva.

O evento segue a orientação do TAC assinado em março, em que se compromete a promover a conscientização dos produtores de uva parceiros ou associados, abordando boas práticas e cumprimento de legislação sobre direitos trabalhistas e direitos humanos.

A Salton e a sustentabilidade

A Salton tem apostado no aumento da sustentabilidade na elaboração de seus produtos e no menor impacto ao meio ambiente. Isso é feito com a otimização dos recursos naturais, a preservação da biodiversidade e a implementação de boas práticas de uso da terra. A partir de seu Núcleo de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, a Salton desenvolveu projetos como automatização do campo aos processos produtivos, ciência de dados, fermentação inteligente de espumantes, entre outros. Cada projeto carrega a tecnologia e a inovação para manter a qualidade centenária da produção, a partir do conceito de viticultura 4.0.

As inovações na preservação da biodiversidade e implementação de boas práticas de uso da terra contribuíram para o ‘Estudo de equilíbrio entre o bioma e o uso da terra’, projeto que uniu pesquisa e ciência e trouxe uma inovação que reduziu o uso de herbicidas em 99% em seus vinhedos na safra de 2021. A queda é resultado de um estudo sobre o bioma Pampa realizado em parceria com a UFSM – por meio dessa iniciativa, a vinícola passou a intensificar o uso de técnicas naturais para o controle de pragas. Desta forma, cada vez mais, passa a ser desnecessário o uso de herbicidas em seus vinhedos. Também por meio dos indicadores apontados pelo estudo, a empresa protege as áreas de preservação dentro de sua propriedade, reduzindo drasticamente o impacto sobre fauna e flora nativas.

A Salton também apresentou recentemente os resultados de uma iniciativa inédita: o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor vitivinícola nacional. A Universidade de Caxias do Sul (UCS), responsável pelo estudo, identificou os impactos da vinícola, permitindo a criação de estratégias e mapeando as melhores práticas para que a companhia possa reduzir suas emissões. Os parâmetros utilizados nessa iniciativa são reconhecidos internacionalmente e, até então, não há registros de outros dados nacionais do setor nessa metodologia.

Sobre a Salton

Prestes a completar 113 anos, a Salton é a mais antiga vinícola em atividade no Brasil, liderando as vendas de espumantes em todo o país (Wine Intelligence, 2022) desde 2005 (Nielsen). Seus rótulos são apreciados em mais de 30 países e acumulam mais de 300 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos últimos três anos.

É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020).

Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

 

Fonte: Apura Conteúdo – Assessoria de Imprensa Salton

Foto: Augusto Tomasi

error: Conteúdo Protegido