A primavera deve representar um aumento de 2,53% das vendas do varejo gaúcho, conforme aponta a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. Ainda de acordo com o presidente da entidade, Vitor Augusto Koch, o comportamento do consumo no comércio dos últimos anos tem demonstrado modificações na predominância dos tipos de mercadorias preferidas pelos clientes.
– Há algum tempo observamos que ocorre a expansão de vendas em setores como supermercados, que tem agora uma previsão de 3% em comparação com o último inverno; combustíveis, com projeção de 1,88%; material de construção, em 3,1%; artigos de uso pessoal em 1,6% e veículos com expectativa de crescimento de 6,27%. No entanto, este último dado pode não se confirmar por conta da extrema restrição ao crédito para aquisição de carros novos, mas, de maneira geral, os demais cenários devem se confirmar – explica Koch.
A gerente da Camisaria Colombo, na Zona Norte de Porto Alegre, Ivonete Moraes, tem a expectativa de que a loja terá um incremento de 50% nas vendas em comparação com o inverno.
– Vamos aproveitar a troca de estação para mudar toda a coleção em dezembro. Devido a isto, até o dia 30 de novembro, realizaremos um saldão nesta unidade, reunindo produtos de todas as outras lojas da franquia. Com esta ação pretendemos melhorar nossos resultados – relata Ivonete.
O presidente da FCDL-RS aponta, ainda, o início de uma reação no varejo gaúcho neste fim de ano. De acordo com Koch, o fenômeno já pode ser observado no comportamento comparativo das vendas em julho e agosto. No sétimo mês de 2016, todos os onze gêneros caíram em relação ao mesmo período de 2015, mas, em agosto, foi verificado um crescimento em três segmentos: produtos farmacêuticos, material de construção e móveis e eletrodomésticos.
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