No começo desta semana a UCS (Universidade de Caxias do Sul) divulgou dados da Carta Mensal do Mercado de Trabalho referente ao mês de abril para os municípios de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Vacaria e Veranópolis.
Os dados dos boletins são extraídos da base de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
No total, o mês de abril registrou uma queda da 0,16% sobre os empregos formais. Chama a atenção a diminuição da diferença de vagas na indústria, que admitiu 556 e desligou 559, com o saldo negativo de 3. Nos últimos 12 meses o saldo é pior, com 1931 vagas a menos. Considerando todos os setores, o saldo é negativo de 2.418.
O mês de abril o setor que teve o pior saldo foi o comércio, com saldo negativo de 50. Foram admitidos no período 257 vagas, com 307 desligamentos.
“Se observar o acumulado o saldo é bastante negativo. Mas ocorre uma reação na indústria. Ela é bastante heterogênea, muito em função da complexidade”, comentou Adalberto Ayjara Dornelles Filho, pesquisador do Observatório do Trabalho da UCS.
A construção civil também teve saldo negativo de seis vagas, com 118 admissões e 124 desligamentos e os servisos 446 admissões com 450 desligamentos.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
6º Festival de Balonismo terá os shows da Acústicos e Valvulados e Cachorro Grande
Governo Federal autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024
Tacchini saúde alerta sobre os perigos da mpox e orienta sobre prevenção