O vinho gaúcho ganhou um espaço inédito no Salão do Empreendedor nesta 40ª edição da Expointer. Desde assistência técnica para orientar produtores rurais até um mapa interativo onde o público pode conhecer as regiões produtoras no Rio Grande do Sul e as marcas comercializadas, estão à disposição dos visitantes que passarem pelo Salão do Empreendedor até 3 de setembro.
O Rio Grande do Sul é responsável pela produção de 80% do vinho brasileiro. No Estado, diversas regiões estão investindo neste mercado, desde a Campanha gaúcha, passando pela Serra do Sudeste e a tradicional Serra Gaúcha, até os Campos de Cima da Serra. Em visita ao espaço, o produtor rural de São José do Norte, Franco Martins da Costa, comentou sobre regiões próximas que estão produzindo vinho: “Tenho notado que tem aumento bastante a produção de vinhos por cidades como Bagé e Hulha Negra. Acredito que o pessoal esteja prosperando nesta área”, comentou o produtor.
Nas atividades promovidas no Salão do Empreendedor o público pode provar os vinhos gaúchos em degustações diárias que são oferecidas gratuitamente na Cozinha Pedagógica e conhecer marcas gaúchas. O objetivo é mostrar a qualidade do produto feito no Estado e que ele pode competir com outros mercados. “Hoje, os vinhos gaúchos têm bastante potencial. Eles se igualam tranquilamente aos vinhos Chilenos, até então os mais consumidos principalmente pelas pessoas que moram perto de fronteiras” – finalizou Franco da Costa.
Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir o espaço da Vitivinicultura no Salão do Empreendedor, no Pavilhão Internacional na Expointer. Todas as atividades são gratuitas e podem ser conferidas no Salão do Empreendedor Digital.
Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.
Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.
Fonte: Sebrae-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor