Sala Lilás: UPA 24h, em Bento, passa a contar com espaço para atendimento de mulheres vítimas de violência

Estrutura é uma realização da Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi

A Secretaria de Saúde (SMS) de Bento Gonçalves com apoio da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi está entregando à comunidade a Sala Lilás, localizada na UPA 24h, destinada ao atendimento médico à mulher vítima de violência, de forma prioritário, privativo, humanizado e empático. O espaço poderá ser acessado pela busca espontânea ou acompanhada pelo Centro Revivi, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher ou Brigada Militar. Após o atendimento, o médico emite um comunicado de suspeita de violência à mulher para a rede de proteção.

O psicólogo do Centro Revivi, Henrique Relinger, expressa como a Sala Lilás auxilia na continuidade no atendimento às vítimas. “Além da abordagem profissional, a estrutura colabora diretamente na adesão do acompanhamento pós-violência. Representa um avanço no prognóstico e tratamento da saúde física e mental”.

A coordenadora Patrícia Da Rold destaca que o espaço atende às necessidades da violência de gênero. “Quando a mulher sofre as agressões, é preciso ter um atendimento acolhedor e de respeito, pois está em choque, muito fragilizada. A Sala Lilás cumpre esse compromisso, além de ser um instrumento que também auxilia a evitar a revitimização”.

O secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, expressa que “temos certeza de que a Sala Lilás vai proporcionar um atendimento prioritário, privativo e mais humanizado às vítimas de violência que chegarem na UPA 24H. Desta forma, a gente segue tentando fazer com que nosso atendimento seja cada vez mais qualificado em momentos que as pessoas mais precisam”.

A secretária de Saúde, Daiana Piuco, enfatiza sobre como o espaço proporciona um ambiente seguro. “A Sala Lilás é um compromisso com o acolhimento humanizado de mulheres vítimas de violência na saúde pública. Nos serviços de saúde, cada detalhe importa para garantir atendimento seguro e acolhedor às mulheres em situação de violência”.

Canais de denúncia

Centro Revivi: 3055.7420 ou (54) 99132.8148

Central de Atendimento à Mulher (Disque Denúncia) – 180

Emergência 190

Guarda Civil Municipal 153

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher 3453-9406

Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento 3452.3200

Patrulha Maria da Penha (54) 98423.2155

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG