Mais uma ferramenta que visa à desburocratização e agilidade na abertura de novos negócios foi lançada nesta terça-feira, 19. A Sala do Empreendedor Digital foi apresentada à comunidade, durante encontro de profissionais contábeis, no auditório do Complexo Administrativo.
A secretária de Finanças, Mariana Largura, deu as boas-vindas aos cerca de 50 participantes do evento. “Esse é um encontro de aproximação do Poder Público com o setor contábil. É uma honra estar aqui com vocês. Sejam sempre bem-vindos. Estamos sempre com as portas abertas para dialogarmos e acharmos as melhores soluções dos problemas do dia a dia. Vamos aproveitar essa manhã de trabalho, que tem tudo pra ser muito produtiva”, ressaltou.
A plataforma reúne todos os serviços necessários para a gestão de uma microempresa individual e outras modalidades de empreendimentos. O ambiente é integrado ao novo sistema de informática da Prefeitura, sendo que a metodologia utilizada foi desenvolvida pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, não gerando custos aos cofres públicos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini, apresentou a plataforma. “Isto é avanço, é a nossa responsabilidade com a sociedade civil, para que possamos entregar cada vez melhor para o empreendedor de Bento Gonçalves um serviço de qualidade. Com essa modernização, estamos reduzindo prazos, despesas, custos, tempo e burocracia. Com a Sala do Empreendedor Digital é a informação que circula e não mais o cidadão”, pontuou.
Dentro os benefícios estão: a não necessidade de deslocamento, realizando a emissão de documentos e assinaturas de forma digital; criação de um banco de dados, os quais poderão ser utilizados por todos os órgãos municipais sem necessidade de duplicidade; eliminação de espaço físico para uso de arquivo morto; redução de custos de cópias e diminuição de impressos; e possibilidade de envio de documentos 24 horas, otimizando os horários dos contribuintes.
Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin, apresentou os dados positivos do empreendedorismo em Bento Gonçalves, apontando a existência de um CNPJ a cada 7,2 habitantes. “Hoje damos mais um passo pra tornar Bento Gonçalves mais leve, menos burocrática. Nós estamos superando, em três anos no mínimo, o número de 1.500 CNPJ’s abertos. A Sala do Empreendedor Digital é mais uma forma que o governo implementa para promover o desenvolvimento econômico de Bento Gonçalves, agilizando a abertura de novos empreendimentos, acelerando a geração de novos postos de emprego e proporcionando mais renda para a população”, enalteceu.
Os serviços oferecidos no portal são orientações sobre alvará de licença e localização; inscrição municipal; alvará sanitário; licenciamento ambiental; estudo de impacto de vizinhança; e notas fiscais de serviços; benefícios referentes à lei de incentivo fiscal; unidade de atendimento regional do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RS). Confira no link: https://bentogoncalves.atende.net/#!/tipo/pagina/valor/2
Também estiveram presentes, secretários municipais e adjuntos, vereador Valdemir Marini, e presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (APESCONT), Antônio Carlos Paludo e presidente do Bairro São João, Adair Sessi.
Encontro de profissionais contábeis
Após o lançamento da Sala do Empreendedor Digital, a programação se estendeu com uma palestra com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin, e na sequência com Hickmann & Schaurich da Assessoria Empresarial LTDA.
Clique na imagem para ampliar:
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família