De acordo com a pesquisa “A Pequena e Média Empresa no Ambiente Digital”, realizada pela GuiaMais, no final de 2016, apenas 7% dos empreendimentos desse porte anunciam online e somente 22% possuem site próprio para garantir a presença na web. Para tentar aumentar a participação no mundo virtual, a Sala do Empreendedor da cidade de Farroupilha possui o Programa Empreendedor Digital, que está em funcionamento desde setembro de 2017.
Os atendimentos são feitos sempre às terças-feiras à tarde, na Rua Quatorze de Julho, 710 no Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), a partir de agendamento pelo telefone (54) 3261-6960 ou pelo e-mail desenvolve@farroupilha.rs.gov.br.
A iniciativa é vinculada à Sala do Empreendedor, criada a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Municipal e o Sebrae/RS, que existe desde 2014. O Programa Empreendedor Digital é voltado aos Microempreendedores Individuais (MEIs), e empreendedores de Micro e Pequenas Empresas que possuem inscrição municipal válida (Alvará). A secretaria possibilita a criação de um site ou uma página em rede social, por meio do uso de ferramentas gratuitas disponíveis na internet.
A gestora de Políticas Públicas do Sebrae/RS Fernanda Dall’Agnol destaca o pioneirismo da Sala do Empreendedor de Farroupilha para o atendimento empreendedor. “Este é um case no Estado que outros municípios devem conhecer para aprimorar os serviços oferecidos nas Salas do Empreendedor”, declara.
O Programa Empreendedor Digital tem por finalidade promover a presença dos pequenos negócios na internet e auxiliar no seu crescimento por meio do marketing online, conforme explica o coordenador municipal da Redesimples, Gabriel Tavares. Para ele, o mais importante é dar a oportunidade para cada empresário local ter a total gestão do seu negócio.
Tavares conta que a independência digital gerada pelo programa é impressionante. “Estamos aqui para mostrar que, hoje em dia, não é mais preciso conhecer os princípios da codificação para criar uma página. Com ferramentas básicas é possível estar na internet e marcar presença com a sua empresa”, comenta.
O coordenador explica que a procura pelo agendamento é grande e, atualmente, são feitos quatro atendimentos por dia. “A prefeitura não descarta aumentar o número de oficinas no futuro, mas, no momento, só temos atendimentos às terças-feiras”, finaliza.
Fonte: Sebrae
Defesa Civil de Bento Gonçalves promove 2º Curso de Operador de Motosserra em parceria com o Sindicato Rural da Serra Gaúcha
Fórum das Cooperativas evidencia papel das cooperativas no fortalecimento da economia circular em Garibaldi
Daer prorroga por mais 30 dias Autorizações de Trânsito para Veículos de Carga