Nesta terça-feira (30), ocorreu no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, o 2º Festival de Matemática da Serra Gaúcha. O evento tem como objetivo estimular o pensamento criativo incentivando habilidades e ideias originais e inovadoras, ou seja, pensar o fora da caixa por meio de Materiais Didáticos, Jogos, Robótica, Impressão 3D, Estruturas Geométricas Gigantes e Oficinas e Desafios Surpreendentes.
A rede pública de ensino esteve presente com a Sala de Proficiência, com a turma de Ciência Criativa apresentando o trabalho “Integrando saberes na construção de pontes”, coordenado pelas professoras Daniela Regina Picolotto e Raiane Jacqueline Conci.
O trabalho traçou uma metodologia baseada nos componentes da Matemática, Ciências, Física e História, com o objetivo de aplicar conceitos físicos com compressão e tração e a importância do triângulo na estrutura, além de outros fatores, como explica a professora Daniela.
“Sob esta perspectiva, buscou-se desenvolver com os estudantes da Sala de Proficiência, uma atividade dinâmica por meio da construção de pontes de treliça explorando a importância dos polígonos usados em sua estrutura. Inicialmente, instigou-se os alunos por meio de uma atividade exploratória, na qual deveriam, em grupos, construir pontes com palitos de picolé e cola branca por conta própria e sem nenhum conhecimento prévio, sendo que, ao final, as pontes deveriam suportar algum peso”.
No processo, a Sala Maker da EMTI São Roque/UCS possibilitou projetar a tridimensionalidade de diferentes modelos de pontes de treliça para serem testados com algum peso. 15 estudantes participaram do trabalho, oriundos das EMEFs Agostino Brun, Ernesto Dornelles, Santa Helena, Anselmo Luigi Picolli e Tancredo Neves.
“A Sala de Proficiência potencializa os talentos e interesses dos alunos, ampliando os conhecimentos e promovendo o protagonismo dos mesmos e o trabalho em equipe, com participação ativa e colaborativa. Ainda, estimulamos o envolvimento nos eventos das Ciências Exatas para que mostrem suas habilidades e competências”, destaca o professor de Matemática e assessor pedagógico da SMED, Rafael Perin.
Em 2025, em torno de 100 alunos, divididos em seis turmas, frequentam da Sala de Proficiência.
Secretaria de Educação: iniciativa promove ciclo de palestras para as famílias dos alunos
Consulta Popular entra em período de votação a partir de segunda-feira
Moradora de Cotiporã, Rosa Colpo Picoli celebra 101 anos de vida e de histórias