Saiba as alternativas de quem trabalha ao ar livre para fugir do calor em Bento

Desde dezembro, Porto Alegre tem deixado as outras capitais brasileiras para trás com recordes de temperatura. Às 15h20min da quarta-feira, dia 30, os termômetros da capital gaúcha registravam 36,7ºC e a sensação térmica era de 42,7ºC, superando as demais capitais brasileiras, segundo dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Bento Gonçalves, a temperatura chegou aos 32,8 graus, na quarta-feira, segundo o setor de agrometeorologia da Embrapa Uva e Vinho, a mais alta desta semana, quase alcançando a marca dos 33ºC registrados no dia 2 de janeiro, que foi a mais alta em 2019 no município.

As pessoas que caminham pelas ruas do município sentem as altas temperaturas, principalmente quem trabalha ao ar livre e não tem como escapar do sol e do forte calor. A agente municipal de saúde Débora Catiane Leal da Luz, diz que não sai sem protetor solar e revela que conta com a solidariedade dos moradores do bairro onde atua, “ a gente usa bastante protetor e tá sempre passando porque acaba saindo, usa boné, sombrinha e bebe bastante água. Os moradores as vezes ficam com pena da gente porque o sol é muito quente e sempre oferecem uma água geladinha”.

Gustavo Zanelato Taffarel, é técnico de instalações de fibra ótica para internet, e passa a maior parte do seu dia nas ruas do município, ele explica como faz para atenuar a questão do calor, “tem que se proteger né, usar protetor, boné, óculos de sol e tentar agilizar o serviço pra escapar um pouco do sol, e claro se hidratar bem, tomar bastante água”.

Há quase vinte anos no mercado, a vendedora de sorvetes Lorena Sbardelotto, que tem seu ponto no centro da cidade, está na contramão, da questão. Para ela, quanto mais calor melhor, “as minhas vendas dependem do sol e do calor, sem vento é claro. O pessoal chega aqui reclamando do calor e toma um sorvete pra se refrescar”, conta a vendedora.

A onda de calor deu uma trégua desde a quinta-feira. O clima seco que predomina neste início de ano deve seguir parecido neste início do mês de fevereiro, com predomínio de sol e pancadas de chuva nos finais de tarde, sem longos períodos de chuvas sequentes, porém, com temperaturas mais baixas, pelo menos para os próximos dias.

As temperaturas se mantiveram acima dos 30 ºC durante a maior parte dos dias no mês de janeiro. No último final de semana do mês foram registrados 31,3 ºC e 31,1 ºC, sábado e domingo, dias 26 e 27. Na segunda feira dia 28, novamente a temperatura mais alta foi de 31,1 ºC. Na terça a temperatura mais alta ficou em 31,3 ºC, e na quarta-feira, dia 29, foi registrada a temperatura mais alta da semana, 32,8ºC. Ontem, quinta-feira, os termômetros chegaram a 31,7ºC. As principais dicas para enfrentar o calor são ingerir bastante líquido para manter-se hidratado e abusar do protetor solar para não ser vítimas das indesejadas queimaduras

error: Conteúdo Protegido