Saga italiana é retratada na escadaria central de Bento

Quem passa pela escadaria central de Bento Gonçalves pode ter uma aula de história sobre a imigração italiana por meio das imagens pintadas no local. As obras que compõem o projeto Saga Italiana, do artista plástico Dalcir Marcon, foram em entregues oficialmente no final da tarde desta quarta-feira, dia 18.   O trabalho foi feito por meio do Fundo Municipal de Cultura.

A parte superior do mural está dividida em 12 quadros: navio no Porto de Gênova, simbolizando o momento da partida; chegada dos imigrantes ao Brasil; ocupação dos lotes em Bento Gonçalves; agricultores lavrando a terra; produção agrícola da região; transporte da produção; a religiosidade dos imigrantes; o setor agroindustrial; o desenvolvimento econômico da região; alimentos: a mesa farta; as festividades e turismo. A parte inferior do mural retrata ambientes das casas dos agricultores.

De acordo com Marcon, para que as pinturas fossem concluídas, foi necessário cerca de um mês. A obra tem aspecto tridimensional. “Começa do navio, o desmatamento, a cultura, a religiosidade, as festas, o turismo, está tudo englobado aí”, afirma. Segundo o Secretário de Cultura, Evandro Soares, a obra representa a valorização da classe artística e da cultura Bento Gonçalves. “Esta pintura representa a capacidade artística e cultural da nossa comunidade. Ao mesmo tempo valoriza o trabalho e o talento do artista Dalcir Marcon e retrata a nossa cultura ao recontar a saga da colonização italiana”, finaliza.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola/ Prefeitura

error: Conteúdo Protegido