A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou os dados de 2019 da safra de uvas e da produção de vinhos e derivados no Estado. É o primeiro ano que o Estado compila os dados de forma oficial, por meio do novo Sistema de Cadastro Vinícola (Sisdevin), módulo integrante do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA).
Entre os principais dados levantados, houve queda de 7,5% na produção de uvas destinadas à industrialização e redução de 29,1% na produção de vinhos, em comparação à safra de 2018. Na direção oposta, a produção de sucos integrais, adoçados e reconstituídos cresceu 48%, assim como de espumantes, que saltou 7,5% (alavancado pelo aumento de 58% de moscateis) em relação à safra passada. Também primeira vez, é possível separar produtos orgânicos dos convencionais.
“O Sisdevin é único no país e permite que o gestor público tenha informações para traçar as políticas públicas necessárias para alavancar o setor produtivo vitivinícola, que tem grande importância para a economia do Estado”, destaca o secretário da Agricultura, Covatti Filho.
“Este sistema também permite que a fiscalização agropecuária realize a sua atividade primordial, que é a defesa do consumidor no tocante à qualidade”, complementa a engenheira agrônoma Fabíola Boscaini Lopes, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapdr.
A produção de uvas na safra 2019 foi de 614 mil toneladas, contra 664,2 mil toneladas na colheita anterior. O impacto negativo na colheita foi causado, principalmente, por queda de granizo em outubro do ano passado, comprometendo parreirais em algumas regiões da Serra Gaúcha, como São Marcos, Nova Pádua, Flores da Cunha e Farroupilha, entre outros.
Dados da produção
Conforme informações do Sisdevin, a produção de uvas americanas ou híbridas ficou 9,2% menor na safra 2019 quando comparado à safra 2018, sendo o maior decréscimo nas brancas (21,8%). As uvas viníferas tiveram aumento de 7,5%, sendo o aumento mais expressivo nas variedades viníferas rosadas, com crescimento de 23% quando comparado à safra passada.
A elaboração total de base para espumante e espumante subiu 7,5% em relação à safra 2018. O espumante moscatel liderou o crescimento no segmento, com 58% de alta. Já a maior queda foi da base espumante charmat, de 31,9%, comparada à safra 2018.
Orgânicos
Com o desenvolvimento do Sisdevin, elaborado pela Procergs e implementado em 2018 pela Seapdr, agora foi possível diferenciar sucos e vinhos convencionais e orgânicos. Os dados indicam produção de 628,4 mil litros de suco de uva orgânico e 42,9 mil litros de vinho orgânico. As informações contidas no sistema são autodeclaratórias, sob responsabilidade dos estabelecimentos vinícolas, registrados no Ministério da Agricultura e cadastrados no Sisdevin.
Sisdevin é único no país e compila informações para traçar políticas públicas para a atividade de fiscalização agropecuária mais eficiente e realize a sua atividade primordial, que é a defesa do consumidor no tocante à qualidade”, complementa a engenheira agrônoma Fabíola Boscaini Lopes, chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapdr.
Acesse aqui a tabela com dados da produção de uvas para industrialização no RS, entre 2015 e 2019.
Acesse aqui os dados da safra 2019 no Estado.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Ascom Seapdr
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES