RS terá oito candidatos para uma única cadeira no Senado

A corrida ao Senado no Rio Grande do Sul terá oito postulantes para uma única cadeira, nas eleições de outubro deste ano. A única candidatura que tinha a possibilidade de reeleição, acabou desistindo por falta de poio da chapa de Eduardo Leite.

O senador Lasier Martins decidiu concorrer a deputado federal. Os partidos Novo e PCB decidiram não apresentar candidaturas ao Senado mantendo nomes apenas para o Palácio Piratini.

A campanha eleitoral 2022 inicia no dia 16. Já no dia 26 tem início a propaganda de rádio e TV. O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro, enquanto o segundo turno, caso necessário, será disputado em 30 de outubro.

Confira os candidatos ao Senado:

Airto Ferronato (PSB) 

Aos 69 anos, Airto Ferronato é natural de Doutor Ricardo. Auditor fiscal aposentado, trabalhou na Secretaria da Fazenda e no Ministério da Fazenda. Ex-diretor do Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre, é vereador em sexto mandato na Capital. Concorre no palanque de Vicente Bogo (PSB) ao governo.

Ana Amélia Lemos (PSD)  

Nascida em Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos tem 77 anos. Jornalista, trabalhou em vários veículos, com atuação na RBS por 33 anos. Foi senadora, secretária estadual e candidata ao governo do Estado em 2014 e a vice-presidente em 2018. Concorre no palanque de Eduardo Leite (PSDB) ao governo.

Nádia Gerhard (PP)  

Com 54 anos, Nádia Gerhard é natural de Porto Alegre. Formada em Letras, atuou por 28 anos na Brigada Militar, tornando-se a primeira mulher a chefiar um batalhão no Estado. Foi secretária municipal e está no segundo mandato de vereadora na Capital. Concorre no palanque de Luis Carlos Heinze (PP) ao governo.

Fabiana Sanguiné (PSTU)   

Natural de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné tem 44 anos. Servidora pública, foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Liderou protestos e greves, mas nunca disputou cargos públicos. Concorre no palanque de Rejane de Oliveira (PSTU) ao governo.

Hamilton Mourão (Republicanos) 

Nascido em Porto Alegre, Hamilton Mourão tem 68 anos. Militar, atuou no Exército por 46 anos, chefiando quartéis no Rio Grande do Sul e no Amazonas, a 6ª Divisão do Exército e o Comando Militar do Sul. Em 2018, se elegeu vice-presidente da República. Concorre no palanque de Onyx Lorenzoni (PL) ao governo.

Maristela Zanotto  (PSC)

Natural de Paraí, Maristela Zanotto, 59 anos, é empresária do ramo calçadista e atua como comerciante há 35 anos. Ela atua como palestrante e já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul, onde reside atualmente. Maristela concorrerá a um cargo eletivo pela primeira vez. Concorre no palanque de Roberto Argenta ao governo.

Olívio Dutra (PT)  

Aos 81 anos, Olívio Dutra é natural de Bossoroca. Bancário aposentado, atuou no movimento sindical e ajudou a fundar o PT. Foi prefeito de Porto Alegre, governador e ministro das Cidades. Disputou o governo do Estado em 1994 e 2006, e o Senado em 2014. Concorre no palanque de Edegar Pretto (PT) ao governo.

Ronaldo Teixeira (Avante) 

Nascido em São Leopoldo, Ronaldo Teixeira tem 58 anos. Professor e sociólogo, foi duas vezes vereador em São Leopoldo, chefe de gabinete do Ministério da Educação e secretário-executivo do Ministério da Justiça. Concorreu a prefeito e a deputado estadual. Concorre no palanque de Vieira da Cunha (PDT) ao governo.

*Com informações do Portal GZH

Central de Jornalismo Difusora

Foto: Arquivo Brasil Escola

error: Conteúdo Protegido