A previsão para os próximos dias indica possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões e a manutenção do calor intenso em todo o estado. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 6/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta, sábado e domingo (dias 7, 8 e 9/2): permanência da instabilidade no norte do estado, onde poderão ocorrer temporais isolados de intensidade baixa a moderada. Ao mesmo tempo, uma massa de ar quente seguirá atuando, mantendo as temperaturas elevadas e contribuindo para a formação de tempestades localizadas.
Segunda, terça e quarta-feira (dias 10, 11 e 12/2): as condições atmosféricas seguirão favoráveis à manutenção da intensa massa de ar quente sobre o estado, favorecendo a formação de instabilidades locais e o desenvolvimento de nuvens de tempestade.
Entretanto, a partir de quarta-feira, dia 12, há indicação do avanço de uma frente fria, que poderá provocar chuvas mais abrangentes ao longo da próxima semana, além de proporcionar um breve alívio nas temperaturas, amenizando momentaneamente o calor predominante no estado.
O prognóstico para a próxima semana indica a possibilidade de chuvas isoladas, com volumes moderados em algumas áreas da Campanha, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana e partes do Alto Uruguai, onde os acumulados devem variar entre 5 mm e valores inferiores a 100 mm. Para a Fronteira Oeste e Missões, não são esperados volumes superiores a 5 mm. Nas demais regiões, as precipitações devem oscilar entre 2 mm e 20 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia. Consulte índices e alertas agroclimáticos no www.simagro.rs.gov.br.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul
Serviços nas imediações de escolas seguem sendo realizados para a volta as aulas em Bento Gonçalves
UCS Carreiras começa o mês de fevereiro com mais de 500 vagas em aberto
Théo na Tailândia: família de Bento precisa de ajuda para cirurgia do filho deficiente visual