O prazo final para a Declaração Anual de Rebanho se aproxima: 31 de julho é o último dia para cumprir esta obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. A quinze dias para o fim do prazo, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) contabiliza a entrega de 60,79% das 367 mil declarações esperadas.
Do total de declarações entregues, 92,12% foram realizadas a partir de atendimentos presenciais nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária e 7,88% foram enviadas pelos próprios produtores pela internet, por meio de módulo específico no Produtor Online.
Entre as Supervisões Regionais, Alegrete é a que teve a maior proporção de declarações feitas pelos proprietários via internet: essa forma de entrega corresponde a 23,7% do total de declarações finalizadas na Regional.
Quatro municípios já computam 100% de declarações entregues: Erval Grande, Mariano Moro, Muliterno e Severiano de Almeida.
Como fazer
A declaração pode ser feita diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online. Um tutorial ensinando a realizar o preenchimento pode ser consultado aqui.
Caso prefira, o produtor também pode fazer o preenchimento nos formulários em PDF ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária, com auxílio dos servidores da Seapi e assinando digitalmente com sua senha do Produtor Online.
Em 2023, a declaração teve adesão de 84,19%, índice que se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores.
Para mais informações: www.agricultura.rs.gov.br/declaracao
Texto: Elaine Pinto
Fonte: Secretaria de Agricultura – RS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves