Presidente da região do Vêneto

RS e Vêneto planejam parceria no setor vitivinícola

O presidente regional do Vêneto (Itália), Luca Zaia, retribuiu visita ao governador José Ivo Sartori, no final da manhã desta quinta-feira (17). O encontro ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Os governadores estiveram juntos há menos de quatro semanas, no Palazzo Balbi, em Veneza. A reunião foi a última agenda da missão gaúcha à Europa, em outubro.

Entre os temas tratados está o intercâmbio entre a escola de enologia mais antiga do mundo, a Scuola Enologica di Conegliano G.B.CERLETTI, e o Instituto Federal de Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves. A intenção é promover a troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da vitivinicultura e enologia.

A iniciativa tem a parceria da Ibravin, governo do Estado e Unipampa de Dom Pedrito. A ideia é promover o intercâmbio de alunos e enólogos, profissionais e empresários nas épocas de safra e colheita por meio de Arranjos Produtivos Locais (APLs) em áreas como agroindústrias e vitivinicultura.

Zaia formalizou o convite para que o Rio Grande do Sul participe da Feira Vinitay (mostra internacional de vinho) na segunda semana de abril de 2017. Sartori confirmou presença de uma delegação gaúcha no evento.

Os governadores trataram ainda possíveis parcerias nas áreas de turismo rural, enoturismo e gastronomia, além da produção de maquinário de pequeno porte voltado a agricultura familiar que produz vinho.

Participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o adjunto da Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry.

Fonte: Palácio Piratini

error: Conteúdo Protegido