Com projeto que busca reduzir a criminalidade, o Rio Grande do Sul é finalista da categoria “Boas Práticas” do Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). A premiação reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade ao definir suas agendas por meio de políticas públicas de alto impacto, influenciando diretamente os indicadores do Ranking de Competitividade dos Estados.
Único representante do Sul nesta fase do prêmio, o Rio Grande do Sul concorre com o projeto “Gestão Estatística na Segurança Pública”, uma plataforma que utiliza ciência de dados e inteligência artificial para otimizar a gestão e o planejamento na área de segurança pública estadual. A estratégia foca nos 23 municípios mais críticos (onde ocorrem 72% dos homicídios e 90% dos roubos). Após a implementação da iniciativa, se considerarmos o intervalo entre 2017 e 2024, houve uma redução de mais 50% dos homicídios registrados.
“Os finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade representam o compromisso com uma gestão pública eficiente, transparente e orientada por dados. Estar entre os seis melhores é prova de que é possível transformar realidades com políticas públicas bem planejadas e centradas nas pessoas. É um reconhecimento ao Brasil que inova, entrega e dá exemplo de que é possível fazer diferente — e melhor”, afirmou a gerente Relações Governamentais e Competitividade do CLP, Carla Marinho.
O anúncio dos vencedores no dia 27 de agosto, durante o lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados, que acontecerá em Brasília.
Fonte: Centro de Liderança Pública (CLP)
Governo do Estado assina novos convênios com 48 municípios para recuperação de estradas rurais
INSS: mais de 2 milhões de aposentados estão aptos a ser ressarcidos
Secretaria de Segurança divulga ações de junho em Bento Gonçalves