O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta segunda-feira (6/12), do 12º Fórum Anual de Private Equity na América Latina, conferência líder em investimentos em mercados privados da América Latina, realizada em São Paulo. O evento, que termina nesta terça-feira (7/12), ocorre anualmente.
Leite foi entrevistado por Ary Oswaldo Mattos Filho, sócio-fundador do escritório Mattos Filho e professor sênior da FGV-SP. O governador foi convidado a relatar o processo de, como caracterizou Mattos Filho, transformação do RS.
“O governo havia perdido capacidade de investimentos e de capacidade de sustentar as despesas correntes. Acabou atrasando salários e deixando de pagar compromissos com municípios, hospitais e fornecedores. Era uma situação bastante crítica, mesmo com as alíquotas de ICMS aumentadas. Nossa proposta era de organizar as contas, e assim o fizemos. Formamos uma base muito forte na Assembleia e, com apoio dos deputados, aprovamos profundas reformas e obtivemos autorização para privatizar estatais. Hoje, estamos com as contas em dia e planejando investimentos na ordem de mais de R$ 4 bilhões. O RS deixa de ser exemplo de problemas para ser exemplo de soluções”, destacou o governador.
Leite também citou iniciativas de auxílio aos mais vulneráveis, especialmente afetados pela crise, como o Devolve ICMS e o programa Todo Jovem na Escola. “Investir em capital humano é o que trará desenvolvimento ao RS”, reforçou.
Temas de relevância nacional, como reforma tributária, responsabilidade fiscal e sustentabilidade, também foram abordados durante a fala.
O fórum reúne investidores, gestores de fundos e consultores para discutir oportunidades de investimento na América Latina e ao redor do mundo. Focado no investidor, o evento oferece um fórum de due diligence para fundos de pensão internacionais e sul-americanos, fundações, dotações, fundos de fundos, escritórios familiares, gestores de fortunas, consultores e fundos soberanos.
Durante os dois dias de fórum, serão abordados os tópicos de todo o espectro de investimentos de capital privado, desde investimentos de capital de risco no Brasil e na América Latina até oportunidades de aquisição globais.
Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom
HOMEM MORRE AFOGADO DURANTE PESCARIA NA BARRAGEM DO BURATI, EM FARROUPILHA
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TENTATIVA DE FEMINICÍDIO EM NOVA PRATA
47ª Romaria dos Motociclistas reúne multidão no Santuário de Caravaggio