O projeto que visa desacelerar automóveis utilizando rampas em áreas de escape nas rodovias gaúchas foi aprovado, nesta terça-feira (20), por unanimidade, na Assembleia Legislativa. O autor da medida, deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas), diz que o número de acidentes, inclusive fatais, nas estradas foi a motivação da proposta. “Queremos acabar com as mortes consideradas evitáveis no trânsito. Para isso, sugerimos a criação dessas áreas em declives acentuados, como na Serra. Essa estrutura reduz consideravelmente a velocidade dos veículos em trechos em que principalmente caminhões perdem os freios e ocasionam graves acidentes, inclusive fatais”, explica.
De acordo com o deputado, a medida foi proposta a partir de estudos prévios, uma vez que a instalação deve ser feita em áreas específicas, onde há grande quantidade de acidentes por tombamentos e colisões. “A partir de apontamentos e indicadores técnicos, os locais adequados vão receber a estrutura, seja por força do Estado, convênios, concessões ou projetos”.
Possíveis trechos de instalação
Exemplos de locais que necessitam da intervenção viária são a ERS-431, em Bento Gonçalves, e a ERS-129, na “Curva da Morte”, acesso secundário de Muçum. “De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, nos últimos 10 anos, houveram 103 acidentes na ERS-431 e outros 236 na ERS-129. Ao todo, foram registrados 22 acidentes fatais nas duas rodovias”, inclui Pasin.
Exemplo vizinho
O estado vizinho, Santa Catarina, conta com três áreas de escape. Juntas, já foram utilizadas 513 vezes, com 798 vidas salvas, de acordo com informações da Defesa Civil catarinense.
“Então é uma solução funcional que aumenta a proteção das pessoas. Se, com isso, tivermos ao menos uma vida salva, nossa medida já valeu a pena”, diz o deputado.
Agora o projeto segue para ser sancionado pelo governador Eduardo Leite.
Fonte e foto: Thais Garcia – Assessoria de Comunicação
PG
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