Com a entrega de mais 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o Hospital Geral de Caxias do Sul, realizada nesta quarta-feira (8), o Rio Grande do Sul amplia a capacidade de internação de pacientes com Covid-19.
Agora são mais 50 leitos de UTI Adulto, distribuídos entre os municípios de Canoas, Passo Fundo, Santa Maria, Osório e Caxias do Sul. São equipados com aparelhos como monitor, bomba de infusão, ventilador e cama hospitalar.
Em Santa Maria e Caxias do Sul os leitos instalados são de responsabilidade da Secretaria da Saúde (SES), que ainda vai colocar na rede mais 58, em 10 hospitais.
A SES também solicitou ao Ministério da Saúde um total de 279 leitos, dos quais 30 (Canoas, Passo Fundo e Osório) já estão instalados nesta primeira fase.
Além disso, junto à rede hospitalar, foi feito um chamamento público para hospitais que possuem leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e privados ou somente privados. A medida tem por objetivo a aquisição de conjuntos de equipamentos e camas hospitalares no sentido de abrir mais vagas de UTI específicas para atendimento a pacientes vítimas da Covid-19 no RS.
Na opinião do diretor geral do Hospital de Caxias do Sul, Sandro Junqueira, é de extrema importância esse recebimento de leitos por parte do Governo do Estado. Segundo ele, esta nova ala exclusiva para o enfrentamento à pandemia será colocada à disposição de 49 municípios da região da serra.
Os leitos estão sendo instalados gradativamente, de acordo com as fases previstas no Plano de Contingência Hospitalar Covid-19, elaborado pelo Centro de Operações de Emergências (COE), vinculado à SES/RS.
Fonte: Secretaria da Saúde do RS
Fotos: Divulgação HG
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE MUNIÇÃO, EM CAXIAS DO SUL