Os motoristas que planejam se deslocar para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul nos próximos finais de semana devem ficar atentos às alterações no trânsito da rótula da ERS-389 – conhecida como Estrada do Mar – com a ERS-407, em Xangri-lá. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) adotará, pelo segundo verão consecutivo, um desvio para facilitar o fluxo de veículos que costuma aumentar nesta época do ano em direção às praias gaúchas.
Com a mudança, quem vier de Morro Alto pela ERS-407 não poderá seguir em frente e nem fazer a conversão à esquerda ao chegar à rótula. Será preciso dobrar à direita e trafegar obrigatoriamente pela Estrada do Mar em direção a Osório até o Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá, onde pode ser feito o retorno livre para Capão da Canoa.
“Foi uma solução que diminuiu consideravelmente os congestionamentos no último veraneio e, como conseguimos alcançar esse objetivo, estamos retomando-a nesta temporada. Além disso, nenhum acidente foi registrado durante o funcionamento do desvio”, ressalta o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti. “Teremos equipes monitorando constantemente o volume de veículos na rótula e adequando o trânsito no local conforme o volume que for registrado no momento.”
A modificação será implantada às sextas-feiras, das 15h à meia-noite, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, podendo ser ampliada de acordo com o volume de tráfego no local. A medida começa a valer já neste final de semana, nos dias 29 e 30 de dezembro, e vai até 5 de março, como parte do conjunto de ações da Operação Verão Para Todos, do governo do Estado.
Fluxo da ERS-407 será desviado para a Estrada do Mar, em direção ao Grupamento de Polícia Rodoviária de Xangri-lá – Foto: Reprodução/Daer
Viaduto para 2018
Daqui a um ano, os veranistas já deverão transitar por um viaduto no entroncamento da Estrada do Mar com a ERS-407. A licitação para a obra foi aprovada na última terça-feira (19) pelo Conselho de Administração do Daer e o processo está em encaminhamento para a Central de Licitações do Estado (Celic).
Após a escolha e a contratação da empresa responsável pela construção da estrutura, serão seis meses de prazo para a conclusão do viaduto. A estimativa é de que a estrutura fique pronta ainda em 2018. Ela receberá investimento de R$ 5 milhões do Tesouro estadual.
Fonte e foto: Daer
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor