Rota dos Capitéis oficializa associação

Assembleia ocorrida segunda-feira elegeu diretoria voluntária que estará à frente do projeto

Com a presença de representantes dos municípios que compõem a Rota dos Capitéis, o mais novo roteiro turístico-cultural da Serra definiu e instituiu a associação responsável por gerir o atrativo. A assembleia, ocorrida na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra (Cisga), no dia 29 de setembro, definiu a diretoria voluntária que estará à frente do projeto por meio da recém-criada Associação Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé.

O encontro designou os componentes do Conselho Deliberativo, bem como dos conselhos fiscal e consultivo, composto pelo Centro da Industria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves; Mitra Diocesana de Caxias do Sul; Fabiano Laércio Mazzotti, escritor das obras literárias “Amém, Bento Gonçalves – Igrejas e Capelas Desta Terra” e “O Livro do Capitel”; Circolo Trentino Di Garibaldi Rio Grande do Sul, Coordenador do projeto da obra literária “Perto das Estrelas –  Registro da Memória arquitetônico-religiosa na antiga Colônia Conde D’Eu: Igrejas, Capelas, Capitéis e Grutas”. Houve, também, definição da diretoria executiva, e ainda, deliberação e a aprovação do estatuto que rege a nova associação.

A Rota dos Capitéis começou a ser criada em 2020, depois de o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), então presidido por Rogério Capoani, encampar a sugestão do empresário Adriano Miolo. Nos anos seguintes, o trabalho seguiu tendo a também ex-presidente da entidade Marijane Paese na liderança do projeto, que ganhou a adesão de outros nove municípios – os já citados, além de Farroupilha. Os três compõem o conselho deliberativo, tendo Marijane na presidência e Capoani e Miolo como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente, além de Laudir Piccoli como 3º vice. “Esse é mais um passo, um passo extremamente importante que estamos dando não apenas para gerir um projeto regional, mas principalmente para garantir sua sustentabilidade”, disse Marijane, também presidente do conselho superior do CIC- BG.

O atrativo criado para valorizar e promover os traços cultural, histórico e religioso da imigração italiana na região conta com diversos microrroteiros, interligados a uma rota principal, que os turistas poderão percorrer de carro, a pé ou de bicicleta. Ao todo, são 10 roteiros de cicloturismo e 15 de caminhada, com cerca 1 mil quilômetros enveredados por trilhas, passando por cerca de 500 templos – capitéis, igrejas, capelas e grutas – em 10 municípios. O roteiro aguarda a sanção do governador Eduardo Leite para se tornar, oficialmente, destino turístico no Rio Grande do Sul, proposta de autoria do deputado Guilherme Pasin já aprovada na Assembleia Legislativa. Atualmente, o roteiro integra os municípios de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Farroupilha, Garibaldi, Imigrante, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Conselho Deliberativo (gestão até 31 de dezembro de 2029)

Presidente: Marijane Paese

1º vice-presidente: Rogério Capoani

2º vice-presidente: Adriano Miolo

3º vice-presidente: Laudir Miguel Piccoli

Conselho Fiscal (gestão até 31 de dezembro de 2027)

Presidente: Sérgio Peruffo Junior

Titular: Maria Regina Ferretto Flores

Titular: José Batisti Locatelli

Suplente: Antonio Faccin

Suplente: Edemar Gazolla

Suplente: Gilberto Cristino Durante

Conselho Consultivo

Centro da Indústria, Comércio e Serviços e Bento Gonçalves (CIC-BG)

Mitra Diocesana de Caxias Do Sul

Circolo Trentino Di Garibaldi

Fabiano Laércio Mazzotti

Diretoria Executiva (gestão até 31 de dezembro de 2027)

Presidente: Mariana Milani Krauss

Vice-presidente: Mateus Postingher

Diretora administrativa: Raísa Bettú Lazzari

Diretora financeira: Gladis Carmem Milani Stringhini

Fonte: Exata Comunicação

Crédito: Júlia Milan

error: Conteúdo Protegido