A contagem regressiva começou: falta um mês para o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, celebrar a 140ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Neste ano, a comemoração ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, com expectativa de público semelhante às últimas edições – cerca de 140 mil pessoas são aguardadas nos dois dias de festa, em caso de boas condições climáticas.
O lema deste ano atende a um insistente desejo do Papa Francisco, quando pede para que seja vencida a cultura da exclusão, do descartável e da globalização da indiferença: “Com Maria, a Mãe de Jesus, por uma cultura do encontro”.
Serão dois dias em que missas ocorrerão em ritmo intenso: às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h. A celebração das 10h30min é campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. É um momento emblemático, em que um extenso véu passa pelas mãos dos fiéis. Pelo menos 16 padres deverão conduzir as missas, com o suporte de mais de 40 Ministros da Eucaristia. Esta romaria será marcada por algumas novidades – entre elas, a inauguração do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio, prevista para 4 de maio, pela prefeitura de Farroupilha.
Também é a primeira edição em que os fiéis poderão conferir de perto a imagem remodelada de Caravaggio, que fica no Recanto do Rosário, jardim situado atrás do Santuário. A estátua foi reestruturada e entregue à comunidade no início deste ano. Ou seja: o devoto será acolhido com a imagem que ocupa a rótula da RSC-453, e também pode se sentir mais próximo de Caravaggio no espaço de reflexão e oração Recanto do Rosário, onde está a outra imagem.
Outra novidade desta edição é que a romaria será transmitida em plataformas digitais diferentes. Para ficar ainda mais perto do público jovem, será possível acompanhar a transmissão das missas pelo Spotify, Deezer e Instagram – este último, em vídeo ao vivo. Isto ocorre por um movimento bastante positivo, notado desde o ano passado, em que jovens, de 20 a 35 anos, são os que mais consomem informações do Santuário por plataformas digitais.
Antes desse período, o público mais interessado era acima da faixa etária dos 50 anos. A TV Canção Nova transmitirá missas para todo país e para Portugal. Além disso, o devoto poderá acompanhar pelo YouTube, WebRádio e WebTv Caravaggio, Facebook e Rádio Miriam. A hashtag que será usada para identificar os conteúdos na internet é a #caravaggio2019.
Há, ainda, um detalhe que os devotos que já chegam ao Santuário podem conferir. Os sinos do campanário ao lado da Igreja dos Ex-Votos passaram por manutenção e repaginação do funcionamento. Foi feita a substituição das correias e motores, limpeza e pintura e a automação dos badalos por sistema Wi-Fi. Além dos cinco sinos que já existiam, foi acrescido um sexto sino, menor, do século 19. Dos outros cinco, três vieram da região de Vêneto, entre 1884 e 1885 e outros dois foram fabricados em São Paulo, no início dos anos 2000.
PRÉ-ROMARIA
Três encontros importantes ocorrem neste final de semana no Santuário. No sábado pela manhã, ocorre a 7ª edição da Romaria do Motor Home. Haverá concentração dos motoristas ainda na sexta-feira (26) à noite, nos Pavilhões da Festa da Uva. O grupo chegará ao Santuário às 10h30min, quando haverá missa.
À tarde, é a vez da 11ª Romaria dos Carros Antigos. Haverá concentração no posto de combustível em frente ao Shopping Iguatemi com saída às 15h. Eles participarão de missa no Santuário às 17h.
O domingo será marcado pela reflexão e acolhida espiritual. Ocorrerá a 5ª Festa da Misericórdia, que neste ano terá o tema “Jesus, nós confiamos em vós”. A programação começa na missa das 11h. Às 13h30min, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da catequese sobre a Festa da Misericórdia às 14h15min. O encerramento ocorre às 15h. Durante todo o domingo, sacerdotes estarão no Santuário ministrando o Sacramento da Reconciliação. Também estará exposta a relíquia de Santa Faustina.
Quase 100 mil eleitores irão à urnas nos municípios da 8ª Zona Eleitoral
Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença