Romaria da Juventude movimenta Santuário de Caravaggio

A 3ª Romaria da Juventude reuniu cerca de 300 jovens, integrantes de grupos paroquiais, movimentos e da Pastoral da Juventude, na 137ª Romaria a Caravaggio, em Farroupilha (RS), neste sábado (28). Juntos percorreram aproximadamente 20 quilômetros (com saída de Caxias do Sul, às 6h30min, em frente ao MartCenter), guiados pela imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que está passando por todas as 74 paróquias da Diocese, a partir do projeto Rota 300, com o lema “300 anos de bênçãos com a Mãe Aparecida, juventude em missão”.

Na Avenida Dom José Barea, que dá acesso ao Santuário, houve a concentração com os jovens peregrinos de outras cidades. Após o encontro seguiram até o Santuário balançando enormes bandeiras que identificavam os grupos e movimentos, ao som de um animado “ahah uhuh! Caravaggio é nossa!”. Para o assessor diocesano do setor da Juventude, padre Rudinei Zorzo, a Romaria entrou oficialmente na programação do sábado do evento e a cada ano a juventude está mais consciente de seu papel e participativa. Desde a primeira edição, a iniciativa sempre teve um caráter especial. Em 2014, mais de 250 jovens caminharam com as réplicas da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ Rio 2013. Em 2015, a juventude foi conduzida pela bandeira do Setor Juventude, construída em conjunto pelos participantes das formações diocesanas.

O bispo, Dom Alessandro Ruffinoni, acolheu os jovens e a imagem da padroeira do Brasil que foi conduzida ao altar, onde foi celebrada a missa campal, animada por um grupo que reúne as diversas expressões e carismas juvenis da Diocese. Em sua homilia, o bispo ressaltou a importância do perdão para a boa convivência familiar. “Maria nos ensina a caminhar, sair ao encontro dos irmãos. Na família é importante sair juntos, seja nos momentos de dificuldades ou de alegrias e consolação”. Em outro momento destacou três pontos: “investir na vida, no que vale à pena; não perder a esperança; deixar-se surpreender por Cristo”. Especialmente aos jovens, reforçou o pedido do Papa Francisco: “Ide servir sem medo” e concluiu dizendo “Jovens, não sejam covardes, saiam para a vida, para a rua, anunciando com alegria que Jesus está vivo e pode nos ajudar”.

13325467_584579085042563_2754921541586265067_n

O sol esteve presente durante todo o dia e proporcionou que muitos devotos percorressem a pé o trajeto. Segundo a Brigada Militar, o maior fluxo foi em torno das 10h30min. Ao longo do dia cerca de 15 mil devotos participaram das 12 celebrações realizadas de hora em hora, buscaram o sacramento da reconciliação e aproveitaram para agradecer ou pedir a proteção tocando na imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, norteados pelo lema “Mãe de Misericórdia: vida, doçura e esperança nossa, salve!”.

O primeiro dia de Romaria, na quinta-feira (26), marcou a história da religiosidade da Serra Gaúcha – data que foi celebrada a devoção a Nossa Senhora de Caravaggio e a solenidade de Corpus Christi, registrando o maior público dos últimos dez anos, cerca de 150 mil pessoas, segundo a Brigada Militar. Para este domingo (29), terceiro e último dia de Romaria, às missas permanecem sendo celebradas às 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min (solene missa campal, seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio), 12h, 13h, 15h (missa campal), 16h, 17h e 18h. Após cada missa, será dada a bênção dos objetos, das crianças e da saúde. Às 14h, ocorre a récita do terço, procissão e bênção com o Santíssimo Sacramento. A estrutura de segurança, alimentação, saúde e transporte permanece a mesma deste sábado.

Fonte: Site de Caravaggio

Fotos: Margô Segat

error: Conteúdo Protegido