Com 285 votos, foi eleito em segundo turno na madrugada desta quinta, 14, Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele derrotou Rogério Rosso (PSD-DF), que era apoiado pelo presidente interino Michel Temer (PMDB). Rosso também é considerado aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que luta contra a cassação do seu mandato. Houve cinco votos em branco, oriundos da bancada do PSol.
Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Foi líder da bancada do DEM no Legislativo federal por dois anos. No ano passado, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Atualmente, é presidente da Comissão Especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU).
O novo presidente da Câmara é filho de Cesar Maia, economista e ex-prefeito do Rio de Janeiro. Em seu discurso de posse, Rodrigo Maia pediu maior diálogo no parlamento. “Temos que pacificar esse plenário, dialogar a maioria com a minoria e as pautas precisam ser debatidas, discutidas e votadas”, salientou.
Ele diz que espera presidir a Casa “com simplicidade”. “Cheguei aqui muito novo e quero presidir os trabalhos ao lado dos 513 deputados. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade.”
FONTE: Agência Câmara dos Deputados
FOTO: rodrigomaia.com.br
Vacina contra o HPV pode ser realizada até o dia 31 de julho nas Unidades de Saúde de Bento
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul