Com 285 votos, foi eleito em segundo turno na madrugada desta quinta, 14, Rodrigo Maia (DEM-RJ) como o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele derrotou Rogério Rosso (PSD-DF), que era apoiado pelo presidente interino Michel Temer (PMDB). Rosso também é considerado aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que luta contra a cassação do seu mandato. Houve cinco votos em branco, oriundos da bancada do PSol.
Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Foi líder da bancada do DEM no Legislativo federal por dois anos. No ano passado, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Atualmente, é presidente da Comissão Especial da Desvinculação de Receitas da União (DRU).
O novo presidente da Câmara é filho de Cesar Maia, economista e ex-prefeito do Rio de Janeiro. Em seu discurso de posse, Rodrigo Maia pediu maior diálogo no parlamento. “Temos que pacificar esse plenário, dialogar a maioria com a minoria e as pautas precisam ser debatidas, discutidas e votadas”, salientou.
Ele diz que espera presidir a Casa “com simplicidade”. “Cheguei aqui muito novo e quero presidir os trabalhos ao lado dos 513 deputados. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade.”
FONTE: Agência Câmara dos Deputados
FOTO: rodrigomaia.com.br
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
No Vêneto, Lorenzoni e Paparico conhecem projeto que reduz impostos de empreendedores do agroturismo