Apesar do fluxo intenso, equipes da estatal estiveram mobilizadas para garantir o atendimento aos usuários
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio da Gerência Operacional (Goper), divulgou o balanço do tráfego nas rodovias sob sua administração durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes de 2025. Entre os dias 17 e 21 de abril, cerca de 549 mil veículos passaram pelas dez praças de pedágio da EGR. O número representa um aumento de 22% em relação ao fluxo em dias normais — ou seja, aproximadamente 98 mil veículos a mais circularam pelas rodovias administradas.
Na Serra Gaúcha, um dos principais destinos turísticos do período, o movimento foi expressivo: pela ERS-115, na praça de Três Coroas, transitaram 65,3 mil veículos. Já a ERS-235 contabilizou 35,2 mil veículos na praça de Gramado e outros 29,8 mil em São Francisco de Paula — um crescimento de 62% em comparação aos dias habituais. Os maiores picos de tráfego na região ocorreram entre o final da manhã e o fim da tarde de quinta, sexta e segunda-feira.
Outro destaque foi a ERS-040, importante ligação entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte. Pela praça de pedágio em Viamão, circularam 90 mil veículos. Já na ERS-474, que conecta a ERS-239 à BR-290, cruzando os Vales do Paranhana, Sinos, Caí, Serra e Hortênsias rumo ao Litoral, o pedágio de Santo Antônio da Patrulha registrou 49,2 mil veículos — com destaque para segunda-feira, quando houve um aumento de 169% no tráfego em relação à média diária. Os horários de maior movimento nas rodovias, no geral, ocorreram entre o meio da tarde e início da noite de quinta e segunda-feira, além da manhã de sexta-feira.
Durante o feriadão, a EGR também intensificou seus serviços de apoio. As ambulâncias da empresa, disponíveis 24 horas, realizaram 28 atendimentos médicos, enquanto os guinchos efetuaram 54 socorros nas rodovias. O canal de atendimento ao cliente recebeu 380 ligações com solicitações de informação e suporte.
De acordo com o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, a atuação eficiente da estatal foi determinante para o bom funcionamento do sistema rodoviário durante o feriado. “A expertise e o fortalecimento das equipes próprias e terceirizadas foram essenciais para termos um feriadão onde as famílias gaúchas puderam viajar com tranquilidade nas rodovias, sabendo que a EGR estava presente para auxiliar, caso fosse necessário”, afirmou.
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