Neste sábado, 18, às 15h, o projeto Ciclos de Percussão e Culturas Populares dá prosseguimento às Rodas de Conversa. A quarta atividade será a live “Couro Encantado: a linguagem de percussão na formação e difusão na cultura popular”, com Alcione Oliveira, e será transmitida pela página da Akara no Instagram (akara_no_insta).
Alcione é Mestra de Capoeira Angola, musicista, DJ e produtora cultural. Em 1992 inicia a prática da Capoeira Angola, desde então realiza vasta pesquisa sobre a música popular brasileira com viagens periódicas por todo Brasil. Em 2000 segue na formação musical estudando na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte. Cursou ‘Musicalização, Apreciação Musical e Canto’ na Fundação de Educação Artística.
Idealizadora do Coletivo Couro Encantado e Bloco Encantado, que tem como base musical o Maracatu de Baque Virado, ministra aulas regulares para o Bloco Encantado ensinando suas pesquisas de percussão da cultura popular afroindígena brasileira. É atualmente percussionista da Orquesta Atípica de Lhamas e do Bloco Filhas de Clara.
Ciclos de Percussão e Cultura Popular tem o objetivo de promover o intercâmbio com artistas, músicos, professores, pesquisadores, estudantes e comunidade por meio da difusão de saberes e acesso a bens culturais sobre a percussão e suas relações e práticas com as expressões artísticas das manifestações populares.
O projeto tem financiamento do Pró-Cultura RS e Secretaria de Cultura, por meio do Edital de Fomento da Cultura Popular e conta com o apoio do Artistas no Palco Escola de Teatro e Áfricanamente – BG Escola de Capoeira. A realização Akara e Ciclos de Percussão.
Confira a próxima live
25 de julho (sábado), às 15h
Atuação cultural e artística nas comunidades, com TINA (JOCILENE CUNHA) (João Pessoa/PB)
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos/Arte: Divulgação/Ciclos de Percussão e Cultura Popular
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves