O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito novo papa nesta quinta-feira (8), conforme anúncio oficial feito pelo Vaticano. A tradicional fumaça branca, liberada da chaminé da Capela Sistina, confirmou a escolha dos 133 cardeais reunidos em conclave.
Natural de Chicago e considerado próximo ao Papa Francisco, Prevost foi nomeado cardeal pelo próprio antecessor e já sinalizou alinhamento com a linha reformista que marcou o último pontificado.
A eleição acontece em um contexto de desafios importantes: a Igreja enfrenta uma queda no número de fiéis em várias regiões do mundo e a sombra da popularidade carismática de Francisco ainda paira sobre o Vaticano.
Após o anúncio, feito em latim pelo cardeal Dominique Mamberti da varanda central da Basílica de São Pedro, o novo pontífice apareceu diante da multidão para a primeira saudação.
O “habemus papam” foi proclamado pouco tempo depois da fumaça branca — num intervalo mais rápido do que o registrado nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, quando o anúncio oficial demorou de uma a duas horas.
Intercooperação leva Cooperativa Vinícola Garibaldi ao maior festival supermercadista do mundo
Construção é destaque na geração de empregos no primeiro trimestre em Bento Gonçalves
Vereador Anderson Zanella denuncia possível interferência de conselheiros do COMPLAN para impedir crescimento de Bento Gonçalves