O Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil vão seguir sob uma alta frequência de incursões de ar frio durante as próximas duas semanas, antecipa a MetSul Meteorologia. O efeito será a manutenção das madrugadas frias na grande maioria dos dias até o final deste mês de maio.
Com efeito, o que se vê, na prática, desde o fim de abril é uma massa de ar frio atrás da outra. Somente nos primeiros dias de maio houve um pequeno e breve veranico após os dias de temperatura baixa e geada do final de abril. Na segunda semana do mês o que predominou foi o frio e com diversos dias de mínimas abaixo de zero no Rio Grande do Sul.
Pulsos de ar frio em sequência
A semana que começa não terá mínimas tão baixas como a última. Diferentemente da semana que passou, quando a incursão de ar frio foi de trajetória continental, logo pelo interior do continente, o ar frio na semana que começa será de trajetória oceânica e vai avançar pelo Atlântico ao longo da costa do Sul do Brasil.
Nesse sentido, as mínimas serão mais altas, a despeito de ainda fazer frio à noite e durante as madrugadas, e as tardes terão marcas mais altas e agradáveis. Assim, o risco de geada nesta semana se limitará mais a baixadas de regiões de maior altitude.
O ar frio oceânico com vento de Leste frio e mais úmido favorece ainda a ocorrência de nevoeiro. Na segunda metade da semana, a atmosfera deve ficar mais seca sobre o Rio Grande do Sul e isso proporcionará mínimas mais baixas na maioria dos municípios.
Uma nova massa de ar frio deve ingressar entre os dias 21 e 22 deste mês. Conforme os dados de hoje, este pulso de ar frio não seria tão intenso. Ocorre que entre os dias 25 e 26 de maio haveria o ingresso de uma nova massa de ar mais gelado, esta mais forte, de acordo as projeções de hoje dos modelos.
Portanto, até o final de maio deve predominar a influência de ar frio na maior parte do Sul do Brasil com muitas noites de temperatura baixa ainda até o fim do mês.
ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER PARA NOTÍCIAS E ALERTAS
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro