A onda de calor intensa que atinge o Rio Grande do Sul pode ter reescrito nesta terça-feira, dia 4, a história climática gaúcha. Oito meses depois da maior enchente da história gaúcha, o estado registrou hoje a maior temperatura oficialmente medida desde o começo das medições no distante ano de 1910, ao menos de acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia que é responsável pelas medições oficiais.
A temperatura máxima na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí na tarde de hoje chegou a impressionantes 43,8ºC até às 15h. Trata-se de do novo recorde oficial de temperatura máxima do Rio Grande do Sul em 115 anos de medições regulares no estado, ao menos pelos dados reportados pelo agência oficial de clima do governo brasileiro.
O registro, assumindo-se que a medição informada pelo órgão federal esteja correta diante de nítidas discrepâncias com outras estações próximas dos dois lados da fronteira, seria extraordinário porque jamais se observou temperatura tão alta e na casa dos 43ºC na climatologia do Rio Grande do Sul desde que tiveram início as medições regulares com a instalação de estações meteorológicas no estado entre os anos de 1910 e 1912.
A máxima preliminar informada hoje pelo órgão federal de 43,8ºC em Quaraí passaria a ser o novo recorde oficial absoluto de temperatura máxima no Rio Grande do Sul, superando os recordes anteriores de 42,9ºC em Uruguaiana de 27 de fevereiro de 2022; 42,6ºC em Alegrete em 19 de janeiro de 1917 e em Jaguarão em 1º de janeiro de 1943; e 42,5ºC em Quaraí em 3 de fevereiro de 2025.
Fonte: INMET
BENTO GONÇALVES – RS ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA BOLSAS DE ESTUDOS PARA CONCLUSÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Dia Mundial do Câncer: vacina do HPV também previne doença em homens
Motociclista de Lagoa Vermelha morre em acidente de trânsito, em Ciríaco