O Rio Grande do Sul e a província de Mendoza, na Argentina, formalizaram na última segunda-feira, dia 18, a criação de uma comissão permanente para definir ações que facilitem acordos de integração econômica e comercial entre os dois estados.
Uma comitiva de empresários argentinos e do governo de Mendoza se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, na sede da entidade, juntamente com industriais gaúchos e representantes do governo do RS.
“A FIERGS colabora para que ocorram avanços entre Brasil e Argentina, os países mais importantes da América do Sul. Este foi o terceiro encontro entre os dois estados. Esta comissão que se cria precisa trabalhar para a formalização de acordos complementares e viabilização de negócios”, disse Petry.
O secretário de Economia, Infraestrutura e Energia da província argentina, ministro Martin Kerchner Tomba, que participou do evento Integração Produtiva Rio Grande do Sul-Mendoza, informou que os setores de interesse para acordos são olivicultura, vitivinicultura, metalmecânico, alimentos e bebidas, software, audiovisual e turismo. Mendoza é o quarto estado em importância econômica da Argentina. “Temos de cooperar para trabalhar em conjunto entre empresas argentinas e brasileiras do mesmo ramo, desenvolver um plano para competir, até para vender para outros países”, afirmou.
O vice-presidente do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) e coordenador do Conselho da Agroindústria (Conagro) da FIERGS, Marcos Oderich, destacou que a Argentina é um parceiro fundamental para o Rio Grande do Sul, sendo o seu segundo maior exportador, e o principal destino das importações gaúchas.
“De janeiro a agosto de 2017, as exportações gaúchas para a Argentina cresceram 44% em relação ao mesmo período de 2016. Já as importações cresceram 14%. Portanto, para a FIERGS, essa relação com a Argentina é dada como prioritária”, afirmou. “Eventos de aproximação como esse, bem como reuniões de negociações setoriais nos permitirão avançar em agendas positivas para ambas as regiões, estimulando negócios e fortalecendo cada vez mais nossas relações bilaterais e laços de cooperação”.
A diretora de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do governo do Estado, Sandra Schafer, reforçou as similaridades entre o Rio Grande do Sul e Mendoza, o que facilita a aproximação. “Vamos fazer disso uma força, não uma competição”, afirmou.
Fonte: Fiergs
Fotos: Dudu Leal
40ª Feira do Livro abre oficialmente nesta quarta-feira, às 18h30, na Via Del Vino
Projeto Hub de Inovação Regional da UCS está com inscrições abertas até 24 de outubro
Cooperativa Vinícola Garibaldi integra projeto pioneiro na Serra Gaúcha para ampliar reciclagem de vidro