O Rio Grande do Sul confirmou seu segundo caso de coronavírus (COVID-190), nesta quarta-feira, dia 11. A divulgação ocorreu em coletiva de imprensa no início da tarde na prefeitura de Porto Alegre, onde o caso foi registrado. Trata-se de uma mulher de 54 anos, que retornou de Bergamo, na Itália, no último final de semana. Ela fez exame na segunda e o resultado foi confirmado na terça pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
A mulher passou 40 dias na Itália, retornando no dia 6 de março à capital gaúcha. No dia seguinte surgiram os primeiros sintomas, com febre, dor no corpo, fraqueza e tosse. Ela contatou a vigilância da Secretaria da Saúde de Porto Alegre para informar seu caso e marcou uma coleta domiciliar para a segunda. O teste positivo para a Covid-19 foi informado a ela ontem, terça-feira.
Além dela, sua filha, de 34 anos, também estava na viagem e começou a apresentar os sintomas no dia 9. Ela fez deve realizar a coleta nesta quarta. Um casal que teve contato com a família também será investigado.
O primeiro caso no estado foi confirmado na terça, quando um homem, vindo da Itália, foi diagnosticado em capo Bom, no Vale do Sinos. Com 60 anos, ele retornou do país europeu no dia 23 de fevereiro. A partir daí, apresentou sintomas e foi encaminhado para o isolamento domiciliar.
*Com informações do Jornal Correio do Povo
Rio Grande do Sul volta a bater recorde de ano mais seguro da história com redução de indicadores criminais em 2024
Bateristas Aquiles Priester e Thomas Lang se apresentam em Bento Gonçalves em 2025
Reunião com prefeitos da Amesne debate ações para redução dos beneficiários do Bolsa Família na região