Para comemorar os dez anos de energia eólica no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Minas e Energia (SME) e a Elecnor Brasil promovem, nesta quarta-feira, 30, o Seminário ‘Realidade e Desafios para o Futuro’, no Complexo Eólico de Osório.
Além das palestras do Seminário ‘Realidade e Desafios para o Futuro’, que discutirá o planejamento e os rumos da geração, transmissão e distribuição elétrica no estado, acontecerá a inauguração do Centro de Visitantes e Interpretação de Energia do Complexo Eólico de Osório. O centro levará ao público informações sobre a produção de energia eólica, com demonstrações realizadas pelos técnicos do complexo.
Inaugurado em 2006, o Complexo Eólico de Osório – o primeiro do estado – é referência internacional no segmento de geração de energia renovável e sustentabilidade. Por muito tempo o complexo foi o maior empreendimento eólico do Hemisfério Sul. Atualmente, segue em posição de destaque entre os maiores empreendimentos do continente, contando com 173 turbinas eólicas distribuídas nos parques de Osório (148) e de Palmares do Sul (25), todas controladas a partir do Centro Integrado de Operações e Controle de Osório, que atua de forma ininterrupta (24 horas).
O evento não acarreta gastos ao Estado. Os custos de realização do seminário e da inauguração correm por conta Elecnor Brasil, que convidou a SME para ser um dos anfitriões da comemoração como reconhecimento aos esforços da Secretaria na elaboração de estudos sobre os potenciais energéticos do estado e os programas de incentivo a empreendimentos do setor. O evento também marca o início da participação do Rio Grande do Sul nos Leilões de Energia, a partir de 2017.
Fonte: Piratini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves