RGE lança Projeto Aprendiz Energético e beneficia 1 mil estudantes

Na data em que se comemora o Dia da Educação, a Gerência de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (RGE) lança, oficialmente, o Projeto Aprendiz Energético. O programa vai beneficiar 1000 estudantes do ensino médio da rede pública e privada de Caxias do Sul com um curso profissionalizante de Eficiência Energética.

A qualificação, que acontece no turno inverso ao do currículo normal, além de dar uma formação aos jovens auxiliará, por meio de parcerias público-privadas, no encaminhamento ao mercado de trabalho antes do ingresso no ensino superior. O projeto, que tem orçamento de R$ 2,56 milhões, é custeado pela RGE e não gera nenhum ônus para as instituições de ensino, alunos e professores que participam do projeto.

O modelo escolhido para o programa é o Ensino à Distância (EaD) e transmitirá aos estudantes da 2ª série do ensino médio conceitos teóricos de eficiência energética. Além da base teórica, os alunos também poderão aplicar os conhecimentos de segurança e auxiliar na redução das contas de energia elétrica e de água em suas residências, escolas, nas empresas onde terão oportunidade de ingressarem através do projeto.

“Nossa intenção é oferecer uma formação de qualidade e preparar o aluno para o mercado de trabalho. O curso não substitui a faculdade ou uma formação técnica após a conclusão do ensino médio. Mas é um grande passo para a construção de uma carreira de sucesso para quem quer atuar nessa área”, afirma Odair Deters, coordenador de Projetos de Eficiência Energética da RGE.

O curso tem duração entre oito e 10 meses e acontece em uma sala de informática disponibilizada pela escola ou na sede da empresa Datte, parceira da RGE no desenvolvimento do projeto. No total, serão 15 disciplinas e a escola terá acesso completo, por meio de um ambiente virtual, ao histórico do aluno e as etapas evolutivas do processo de ensino. Dois professores de cada uma das escolas participantes do projeto também passam por capacitação e se tornam um tutor da turma de alunos, auxiliando nos desafios propostos pelo programa, que inclui uma gincana, aulas em laboratórios e visitas a empresas para o levantamento de cargas e dados de consumo de energia e de água.

Para o presidente da RGE, José Carlos Saciloto Tadiello, o investimento da companhia na formação dos estudantes em uma cultura de eficiência energética é uma contribuição da concessionária para a criação de uma sociedade mais qualificada. “O apoio a projetos educacionais é uma das características da RGE. Queremos auxiliar na formação de cidadãos conscientes e que saibam a importância do consumo eficiente dos recursos”, afirma Tadiello.

Além de todo curso, treinamento para professores, ambiente virtual de aprendizado, a RGE também fornece material didático e premiará, ao final do curso, os melhores colocados. Ainda foi criada uma parceria para a realização de estágios remunerados ou inclusão dos jovens como aprendizes em empresas de Caxias do Sul com a possibilidade de aquisição de experiência e até de contratação no futuro.

Fonte: RGE

error: Conteúdo Protegido