RGE lança edital público do projeto para descontos para troca de motores elétricos

A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, lança, nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, o edital público do projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos. No documento, disponível no site da distribuidora (www.rge-rs.com.br, está o regramento para que clientes industriais, comerciais, residenciais, rurais e do poder público participem do projeto que incentiva a retirada de circulação de motores elétricos antigos e a respectiva substituição por novos equipamentos, mais modernos e eficientes, garantindo o uso inteligente e consciente da energia elétrica.

No próximo dia 27 de outubro, a distribuidora do Grupo CPFL Energia realiza um workshop na sede da concessionária, em Caxias do Sul, para esclarecer dúvidas dos interessados em receber o incentivo do programa elaborado e executado pela Gerência de Eficiência Energética da CPFL. O projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos acontece nas três maiores distribuidoras do Grupo e têm R$ 2,4 milhões reservados à RGE.

O desenvolvimento do projeto faz parte de uma iniciativa mais ampla da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), denominada Incentivo à Substituição de Motores Elétricos: Promovendo a Eficiência Energética no Segmento de Força Motriz.

De acordo com o Balanço Energético Nacional, publicado pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética (vinculada ao MME – Ministério de Minas e Energia), o consumo de energia elétrica na indústria representa 38,8 % da energia consumida no país, e 67,9 % desta energia foi direcionada ao acionamento de motores elétricos. Com isso, aproximadamente 26 % de toda a energia consumida no Brasil foi utilizada nestes equipamentos.

Atendendo à solicitação da Aneel, a RGE lançou o projeto que concederá um bônus aos clientes para a aquisição de novos motores elétricos com o objetivo de desestimular o recondicionamento (rebobinamento) dos equipamentos avariados e, com isso, retirar de circulação modelos ineficientes por motores de alto rendimento energético, evitando o desperdício.

Previamente à concessão do bônus para a aquisição dos novos equipamentos, a RGE irá analisar os projetos encaminhados pelos interessados, avaliando as solicitações com base em critérios técnicos-econômicos. Só podem encaminhar propostas clientes atendidos pela concessionária. Aqueles que estiverem na área de concessão, mas não estiverem ligados diretamente à rede básica de distribuição estão automaticamente excluídos do processo.

Entre as principais regras para ser beneficiado com o projeto está avaliação de Compliance, que envolve a análise de processos de corrupção e o cumprimento integral da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013).

Após o envio dos projetos, sendo considerado apto, a proposta será ranqueado, e aqueles que se adequarem ao orçamento previsto no edital público podem ser contemplados.

De acordo com o Gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Jr, o incentivo o projeto da RGE vai contribuir com a modernização das empresas e indústrias, além de beneficiar clientes residenciais e o poder público com a troca de equipamentos obsoletos. “Estamos atuando, mais uma vez, como parceiros dos clientes da área de concessão da RGE para o consumo inteligente dos recursos e alavancando a produção”, afirma Luiz Carlos.

Conforme o edital, após a instalação do novo motor, o cliente deverá realizar o descarte do motor antigo. Esse procedimento deverá ser evidenciado por meio de certificado ou lado. Quem for beneficiado ainda estará sujeito a vistorias periódicas da RGE para executar as medições no novo equipamento para que a sua eficácia operacional e energética possa ser comprovada.

No projeto Desconto Eficiente – Motores Elétricos, os equipamentos contemplados são os motores monofásicos acima de 1 cavalo vapor (CV) e os trifásicos entre 1 cv e 250 cv das classes IR2 e IR3.

Para participar do programa promovido pela Eficiência Energética é necessário o encaminhamento das propostas por meio do e-mail:bonusmotoresrge@rge-rs.com.br. O mesmo endereço de e-mail é o que receberá as dúvidas e pedidos de esclarecimentos até o dia 7 de novembro deste ano.

No dia 25 de novembro se encerra o prazo para o recebimento das propostas. A divulgação do contemplados acontecerá no dia 7 de dezembro de 2016. Os contratos são assinados na semana seguinte.

 

Sobre o Programa de Eficiência Energética

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia (PEE – RGE), existente há 15 anos e elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O PEE-RGE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos. Com um investimento de mais de R$ 145 milhões em 79 projetos realizados, o resultado foi de uma demanda evitada de 82.976 kW e de energia conservada de 280.030 GWh/ano desde 2001.

 

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² – 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

 

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,8 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.144 MW no final do primeiro trimestre de 2016. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

 

Fonte: RGE

error: Conteúdo Protegido