Concessionárias investirão R$ 18 milhões nas iniciativas selecionadas
As distribuidoras RGE e RGE Sul, concessionárias do Grupo CPFL Energia, responsáveis pela fornecimento de energia em 373 municípios gaúchos, lançaram o edital da Chamada Pública para a seleção de projetos de Eficiência Energética. As iniciativas, que serão implementadas em 2018, deverão colocar em prática novas formas de uso consciente de energia, promovendo a eficiência e o combate ao desperdício. O aporte financeiro das duas concessionárias será de R$ 18 milhões e contemplará projetos de clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais, do poder público, serviço público e iluminação pública. A iniciativa faz parte do escopo de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) das concessionárias e segue critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O edital da chamada pública com o regramento para os financiamento foi divulgado em 1º de novembro e os candidatos têm prazo até 1º de dezembro para o envio das propostas e documentação. Com o final do prazo para o recebimento das propostas, todos os projetos cadastrados farão parte de um ranking, conforme parâmetros dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE/ANEEL).
Os projetos selecionados serão conhecidos em 21 de janeiro, por meio dos sites da RGE e RGE Sul. Os editais para cada uma das concessionárias constam no seguinte endereço eletrônico: https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/chamada-publica/Paginas/chamada-publica.aspx
Qualquer cliente da área de concessão de cada uma das concessionárias pode participar, individualmente ou de maneira coletiva, apresentando, por exemplo, um projeto de eficiência energética para o condomínio onde mora. O importante é observar as normas estabelecidas pela Aneel e respeitar os prazos e encaminhar toda documentação exigida no edital.
Os investimentos fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia, que existente há 16 anos e é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica. O PEE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos.
Fonte: RGE
Supermercadistas reconhecem os destaques do ano com o Carrinho Agas 2024
IBGE lança processo seletivo simplificado complementar com vagas em Bento Gonçalves, RS
EGR alerta para intervenções em rodovias da Serra e Hortênsias nesta semana