Campanha Guardião da Vida tem como objetivo reduzir os índices de acidentes. Só neste ano já aconteceram 5 casos
Os trabalhadores da construção civil estão entre os que mais correm riscos com acidentes elétricos, principalmente os que atuam em reformas e manutenção predial. Pedreiros, calheiros, pintores, colocadores de painéis e outros profissionais trabalham geralmente em locais que ficam perto de fios e equipamentos elétricos. Nessas circunstâncias é necessário tomar todos os cuidados, usar equipamentos de proteção e evitar ficar muito perto da rede.
Levantamento feito na área da RGE aponta que o número de acidentes com a rede elétrica envolvendo esses trabalhadores é relevante. De janeiro até agora foram cinco acidentes, sendo um fatal e um grave. E no ano de 2018 ocorreram 16, sendo três fatais e três graves.
Para evitar que outros acidentes aconteçam, o Grupo CPFL desenvolve campanhas permanentes de alerta e orientações. Desde o começo de 2019 está em andamento a campanha “Guardião da Vida”, voltada aos 2,9 milhões de clientes nos 381 municípios da área de concessão da RGE, incluindo os trabalhadores da construção civil.
O objetivo é conscientizar a população para os perigos que o mau uso da energia elétrica pode representar e a importância de se tomar todos os cuidados, reforçando os cuidados com a saúde e a segurança no trabalho. Quem quiser saber mais pode acessar www.guardiaodavida.com.br, onde é possível ver dicas e orientações para o dia a dia do ambiente profissional e doméstico. A campanha também está sendo veiculada em emissoras de rádio e TV e nas mídias sociais.
Confira abaixo as 5 principais dicas que todo profissional da construção civil deve ter em mente quando desenvolver atividades perto da rede elétrica:
Ao construir ou reformar, nunca aproxime vergalhões, barras de ferro, réguas de alumínio, canos e outros materiais dos fios elétricos.
Fique longe da rede elétrica quando for fazer o serviço de pintura. O cabo extensor é condutor de energia e a sua aproximação dos fios causa graves acidentes.
Andaimes devem ser montados longe da rede de eletricidade. Reparos em lajes, telhados, 2º e 3º pavimentos oferecem ainda mais riscos. Redobre a atenção.
Fique sempre atento ao dirigir ou manobrar caminhões com betoneiras, caçambas ou guindastes perto dos cabos da rede elétrica.
Na dúvida, entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.
Fonte: RGE / Assessoria de Imprensa
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves