Revitalização das esquadrias do museu do imigrante é finalizada em Bento

Mais uma ação da Prefeitura em relação à preservação e valorização do patrimônio histórico material foi finalizada. Em abril iniciou o processo de revitalização das 31 esquadrias e da porta de entrada do Museu do Imigrante e, nesta semana, foi finalizada. O trabalho foi realizado pelas empresas Construtora Poletto e Cavallet Esquadrias por meio de uma medida mitigatória das obras do novo complexo turístico da Piazza Salton. A vistoria técnica foi feita pela arquiteta do IPURB, Eliana Romagna, e o arquiteto Antônio Poletto.

A revitalização seguiu o mesmo protocolo utilizado à época do restauro, retirada dos caixilhos, retirada das ferragens, raspagem e lixação de toda a tinta vermelha antiga, isolamento dos vidros com papel e fita crepe, isolamento da alvenaria e o marco com selante PU, pintura de uma demão de fundo e de duas demãos de vermelho, retirada dos papéis dos vidros, recolocação das ferragens, reinstalação dos caixilhos, e retoques finais na alvenaria e esquadrias.

A museóloga Deise Formolo destaca “essa ação integra o Programa de Conservação Permanente do Museu cujo objetivo é assegurar a permanência e a sustentabilidade para esse bem histórico da nossa cidade, para que seja possível cumprir com excelência a função social do Museu pautada no diálogo com a comunidade”

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “apesar de estarmos neste período de pandemia, a nossa missão objetiva para que o patrimônio histórico que é o prédio do Museu do Imigrante tenha ações de preservação permanente. São políticas públicas que asseguram o controle de qualidade dos bens e serviços para quando reabrirmos o Museu”.

A ação envolveu as secretarias de Governo, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido