Após a definição da presidência do Fórum de Políticas Públicas, no último dia 30 de agosto, o sábado, dia 2, foi marcado por um encontro entre o Conselho Municipal de Planejamento (COMPLAN), Poder Público e vereadores. Na oportunidade aconteceu a apresentação da Revisão do Plano Diretor para os parlamentares. O reunião foi fechada e a imprensa não foi informada.
O plano diretor sintetiza e torna explícitos os objetivos consensuais para o município, estabelecendo princípios, diretrizes e normas a serem utilizadas como base para as decisões dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento urbano.
Na oportunidade, a presidente do COMPLAN, Melissa Bertoletti Gauer apresentou as informações da Revisão. Ao todo, serão seis etapas, desde o início, quando em setembro de 2015 a UFRGS entregou leitura técnica e proposta de Lei, passando pelo prazo para leitura e encaminhamento de propostas formais das entidades.
Entre as sugestões apresentadas pelo estudo da Universidade Federal está a ampliação de dois para quatro pavimentos em construções das ruas Xingu, Herny Hugo Dreher e da Av. Planalto, local conhecido como corredor gastronômico, onde há grande concentração de turistas e da população em geral.
Na terceira fase, o COMPLAN (IPURB, ASCON, AEARV, CIC, ASCORI, OAB e CREA), e os Conselhos Deliberativos nos Distritos, para tratar da área rural, iniciaram os encontros semanais, de maio de 2016 a maio de 2017, com a revisão técnica do que a UFRGS entregou juntamente com as propostas das entidades.
Na quarta etapa houve a compilação das propostas, que serão apresentadas no próximo dia 13, ao Fórum de Políticas Públicas. Na sexta e última fase, o Conselho encaminhará o Plano a Câmara de Vereadores.
O Fórum é formado por 62 entidades; 16 representantes de entidades governamentais vinculadas às questões do desenvolvimento territorial; sete representantes do setor produtivo; quatro representantes de moradores e organizações não governamentais; 15 representantes de todos os Conselhos Municipais; um representante do Patrimônio Histórico e Cultural – Museu ou Fundação Casa das Artes; cinco representantes das Distritais; quatro representantes da AEARV, ASCON, ASARVI e ASCORI; quatro representantes das Universidades locais; três representantes de associações ambientais (ABEPAM, PROAMB e outras); um representante do Sindicato dos Transportes; um representante dos Meios de Comunicação; e um representante dos Artistas e Artesãos.
Participaram da reunião no último sábado, o prefeito Guilherme Pasin, o vice-prefeito Aido Bertuol, o diretor do IPURB e presidente do Fórum de Políticas Públicas Vanderlei Mesquita, o secretário Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, além do presidente da Câmara de Vereadores Moisés Scussel Neto e dos vereadores, Eduardo Viríssimo, Anderson Zanella, José Elvio de Lima, Gilmar Pessutto, Agostinho Petroli, Idasir dos Santos, Neri Mazzochin, Rafael Pasqualotto, Sidinei da Silva, Valdemir Antonio Marini e Volnei Christófoli.
Foto: Emanuele Nicola
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento
Julho começa com centenas de cidades abaixo de zero; veja as mínimas