Nesta segunda-feira, 3, às 14h, na sede da Defesa Civil do Estado, a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Silvana Covatti, se reúne com a Defesa Civil e a Emater-RS/Ascar para alinhar as ações de combate à estiagem no Rio Grande do Sul. No momento, 48 municípios decretaram situação de emergência por conta dos prejuízos ocasionados pela falta de chuva.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria, Erli Teixeira, “entre as ações já em andamento neste momento estão a solicitação para que a Emater priorize a verificação dos laudos do Proagro solicitados pelos produtores, auxilie as prefeituras nos decretos de situação de emergência e que apresente um levantamento das perdas com a estiagem”.
Na pauta do encontro também estará em discussão algumas propostas como a possibilidade de anistia dos valores devidos ao Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo, executado pela Secretaria, e possíveis ações do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural já para o início do ano que vem, quando o orçamento estiver disponível.
“A Secretaria tem realizado diversas ações desde 2019 para mitigar os efeitos da estiagem, como a construção de poços e açudes para reservação de água e orientações sobre a conservação do solo, entre outros. Mas precisamos avançar mais. E estamos à disposição do produtor para ouvir, orientar, naquilo que for necessário”, destaca Erli.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da SEAPDR
Foto: Reprodução Metsul
(RM)
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NO PLANALTO, EM BENTO GONÇALVES
Vereador Volnei Christofoli amplia trabalhos em diversas localidades de Bento
Exposição interativa “Olho’D’Água”, com apoio do Instituto Aegea e Corsan, segue até este sábado, dia 12