O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz, recebeu mais uma vez, na tarde desta quarta-feira, 13, um grupo de produtores rurais de diversas áreas do Estado atingidas pelo mau uso do herbicida 2.4 – D.
Na ocasião, a pedido do MP, o presidente da Famurs, Eduardo Freire, prefeito de Palmeira das Missões, comprometeu-se a debater a questão nos municípios, fomentando a criação de leis municipais e reforçando a fiscalização das culturas que utilizam o produto. “É uma questão de saúde pública”, reforçou Saltz.
Também presente ao encontro, a chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado, Eliane Ribeiro, pretende buscar incluir a pauta em reunião de líderes da Casa, no sentido de acelerar a tramitação do projeto de lei que trata do uso do agrotóxico.
Foi colocado em pauta, por fim, a necessidade de que seja inaugurado um debate político no estado sobre zoneamento ecológico econômico para a cultura da soja, já que, conforme Saltz, “o avanço da mesma faz com que os impactos do 2.4 – D, muito utilizado na lavoura de soja, sejam bem mais sentidos nas culturas sensíveis”.
Também participaram da reunião, ocorrida na sede da Promotoria do Meio Ambiente, o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, representando a Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado; representantes dos deputados Afonso Hamm (federal) e Edegar Pretto (estadual), do Instituto Brasileiro do Vinho, da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha; além de produtores rurais e advogados.
Fonte e foto: MP/RS
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA