Reunião promove encaminhamentos políticos sobre a questão do 2.4-d

O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre Alexandre Saltz, recebeu mais uma vez, na tarde desta quarta-feira, 13, um grupo de produtores rurais de diversas áreas do Estado atingidas pelo mau uso do herbicida 2.4 – D.

Na ocasião, a pedido do MP, o presidente da Famurs, Eduardo Freire, prefeito de Palmeira das Missões, comprometeu-se a debater a questão nos municípios, fomentando a criação de leis municipais e reforçando a fiscalização das culturas que utilizam o produto. “É uma questão de saúde pública”, reforçou Saltz.

Também presente ao encontro, a chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Estado, Eliane Ribeiro, pretende buscar incluir a pauta em reunião de líderes da Casa, no sentido de acelerar a tramitação do projeto de lei que trata do uso do agrotóxico.

Foi colocado em pauta, por fim, a necessidade de que seja inaugurado um debate político no estado sobre zoneamento ecológico econômico para a cultura da soja, já que, conforme Saltz, “o avanço da mesma faz com que os impactos do 2.4 – D, muito utilizado na lavoura de soja, sejam bem mais sentidos nas culturas sensíveis”.

Também participaram da reunião, ocorrida na sede da Promotoria do Meio Ambiente, o prefeito de Candiota, Adriano Castro dos Santos, representando a Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado; representantes dos deputados Afonso Hamm (federal) e Edegar Pretto (estadual), do Instituto Brasileiro do Vinho, da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha; além de produtores rurais e advogados.

Fonte e foto: MP/RS

error: Conteúdo Protegido