Atividade aconteceu nesta segunda-feira, dia 20, no Dall’Onder Grande Hotel e teve por objetivo fomentar ações em prol da retomada do turismo na região
Nesta segunda-feira (20), aconteceu no município a Reunião de Trabalho da região Uva e Vinho para debater sobre o fomento ao turismo na Serra Gaúcha. O encontro foi destinado para Prefeitos, Secretários Municipais de Turismo, Presidentes dos COMTURs, Presidentes das rotas turísticas e das entidades da Região Uva e Vinho. A atividade contou também com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior e do Prefeito Diogo Siqueira. O encontro ocorreu no Dall’Onder Grande Hotel.
Ao longo do dia foram apresentadas demandas para o turismo na Serra, sendo debatido acerca de possíveis soluções para que o turismo do município e região volte a ser fomentado, mesmo numa situação considerada delicada, em virtude dos estragos nas estradas e o forte impacto na cadeia produtiva, envolvendo empreendimentos dos mais variados segmentos. Um dos tópicos levantados foi sobre a infraestrutura necessária, já que grande parte dos empreendedores tiveram seus negócios severamente afetados por conta da diminuição do fluxo turístico, em virtude da falta de infraestrutura.
O secretário Turismo do Estado ressalta que “foi uma importante união do trade e da governança da região da Uva e do Vinho para que em conjunto com as demais regiões integrantes da Serra Gaúcha, que também solicitaram a retomada das atividades turísticas, se tenha uma narrativa e comunicação em comum sobre o momento que se busca. Agora é preservar as famílias através do emprego e da renda”.
Ainda conforme o Secretário “o estado segue focado em salvar vidas e em garantir a dignidade aos desabrigados. A Secretaria de Turismo está ao lado das regiões turísticas para viabilizar, em conjunto com municípios e o Governo Federal, as condições de recuperação econômica, onde o turismo e os eventos são ferramentas fundamentais para reconstrução do estado do Rio Grande do Sul”.
O secretário de Turismo do município, Evandro Soares, destaca que “apresentamos as nossas demandas tão necessárias para que o nosso turismo, aos poucos, volte a atrair visitantes. Queremos estar juntos, unidos para trabalhar, reestabelecer a infraestrutura, permitir a volta do fluxo turístico no menos tempo possível, para que esse setor tão importante para Bento, Serra Gaúcha, possa servir como grande vetor de retomada, reconstrução e desenvolvimento do nosso Estado”.
O Prefeito Diogo Siqueira comenta que “agora é o momento de unirmos esforços e estruturarmos ações em prol do fomento ao turismo na região. As vinícolas estão funcionando. Precisamos fomentar esse trabalho, e conseguir vender nossos produtos fora do Estado. O turismo tem que estar funcionando quando tivermos todos os acessos abertos. Em paralelos seguimos com a prioridade de encontrar todos os desaparecidos e dar segurança com análise das áreas de risco”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves