Rede pública de ensino conta com mais de 1600 alunos em 24 educandários
O ano letivo para a Etapa Creche já começou. Nesta quarta-feira (24), as 24 Escolas Municipais Infantis (EMIs) estão acolhendo os mais de 1600 na rede pública de ensino nas etapas Berçário I e II e Maternal I e II. Antes, os educandários foram abertos nos dias 22 e 23 de janeiro para o início dos atendimentos, organização e higienização dos espaços. Esse retorno marca um fator importante de adaptação dos pequenos após o período de férias.
A EMI Recanto dos Beija-Flores foi uma das primeiras escolas de Educação Infantil e atua desde 1986. A diretora Angéli Cettolin comenta que o retorno está sendo de forma tranquila. “Queremos que as crianças iniciem o ano de 2024 de maneira leve, descontraída, que se sintam bem no ambiente da escola. E realmente as crianças chegaram com toda a vontade de estar na escola. A grande maioria chegou com alegria. Acolhemos com todo amor e carinho, conversando com os pais, com as famílias, para que se reconectem com a escola após o período de férias”.
A diretora da EMI Criança Feliz, Jamiele Flamia, comenta que as atividades no dia iniciou no dia 22 de janeiro, com atendimento ao público. Em seguida, iniciou o atendimento às crianças que já frequentavam a escola no ano anterior, em período de acolhimento. Ela ressalta sobre esse período essencial para o início da vida escolar.
“As crianças iniciam as atividades num período de acolhimento, que se faz necessário, pois através dele é que se fortalecem os laços afetivos, de parceria e confiança entre família e escola. Neste período, as crianças são inseridas num ambiente acolhedor e seguro, de escuta e de trocas. Neste momento tudo, se torna novo: as educadoras, sala de aula. A intencionalidade é de que criemos bons vínculos afetivos, onde nossos pequenos possam interagir e explorar o ambiente com autonomia. Que tenhamos um 2024 incrível!”.
A EMI Doce Infância hoje está toda remodelada com espaço externo com brinquedos e sala dos professores para melhor atender as crianças de 0 a 4 anos de idade. No dia 24 de janeiro, o educandário recebeu as crianças de Maternais, fazendo o acolhimento (adaptação) em ambos turnos. Na semana que vem, vai ser com os Berçários, chegando ao fim da semana atendendo a todos em horário normal.
A diretora Helena Borsato comenta sobre o retorno. “A equipe da escola voltou com expectativa de um ano tranquilo e Doce – como o nome de nossa escola. Deixaram as salas de aula, demais ambientes da escola e brinquedos, limpos e organizados. Tudo foi feito com carinho, pensando em nossas crianças, no seu bem-estar e para melhor acolhê-las. As professoras retornarão nos próximos dias, onde vamos organizar as propostas e projetos de 2024, com apoio da Secretaria de Educação. A rotina vai acontecendo no passar dos dias, com o retorno de todos, respeitando o acolhimento de forma tranquila por parte das crianças e suas famílias”.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, expressa suas boas-vindas para o ano de 2024 e ressalta a importância sobre esse período de acolhimento. “Nossas crianças estão retornando e sendo acolhidas com todo o cuidado e carinho pelas equipes. As escolas foram organizadas e preparas pelas equipes para que nossos pequenos possam iniciar o ano com tranquilidade e os pais se sintam seguros.”
Sobre as inscrições a Secretaria de Educação informa que:
A Secretaria está realizando os ajustes da etapa de creche. Até final de fevereiro os alunos dentro dos critérios serão encaminhados.
Posteriormente atenderá as vagas de pré-escola e fundamental, uma vez que as aulas iniciam em 26 de fevereiro.
Os pais que fizeram a inscrição na segunda etapa devem aguardar o contato da Secretaria.
As listas com os nomes dos alunos estão disponíveis no https://bentogoncalves.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/publicacoes
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves