Há 25 anos a Giordani Turismo iniciava seus trabalhos na Serra Gaúcha colocando nos trilhos os primeiros vagões entre as estações de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, fazendo o clássico passeio da Maria Fumaça – Trem do Vinho, hoje símbolo da região e um dos responsáveis por alavancar o turismo regional. Na medida em que a empresa vive e valoriza essa paisagem única, entende também seu compromisso com a preservação desse ambiente natural e com programas de responsabilidade ambiental, que garantem mais qualidade nos processos para a empresa e para a região.
É com essa premissa que o tradicional trem à vapor Maria Fumaça segue se movimentando a cada nova partida de uma estação a outra em Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
Graças à implementação de um sistema de captação pluvial, a água da chuva é utilizada como combustível para a locomotiva. Contendo reservatórios que comportam aproximadamente 260 mil litros de água da chuva, em 2017 economizamos a quantidade de 1.500.000 litros de água potável, graças ao sistema de captação pluvial. O volume captado é distribuído em 10 caixas d’água e mais um reservatório subterrâneo sendo posteriormente utilizado para, além de abastecer as locomotivas a vapor, descarga nos banheiros dos vagões, lavagem do piso da área de manutenção, calçadas e ajardinamento.
Esse sistema foi implantado em 2004, conhecido como SIGiordani – Sistema Integrado de Gestão Giordani Turismo, e é coordenado pela Analista de Qualidade e Meio Ambiente Évelin Ferrari Rizzi.
“Esta água é proveniente dos sistemas de captação instalados nas estações de Bento Gonçalves e Garibaldi. Na estação de Garibaldi, serão captados aproximadamente 78 mil litros de água. As obras ainda estão em andamento, e para integrar o sistema de catação pluvial à paisagem, será executado um projeto de paisagismo e placas com informações para moradores e turistas contendo dados da sua principal utilização e da importância deste projeto para o meio ambiente. Para os próximos anos, está previsto a instalação de mais um ponto de coleta de água da chuva, desta vez em Carlos Barbosa”, explica Évelin.
E essa não é a única medida adotada pela empresa para amenizar os impactos de sua operação e colaborar com a preservação do meio ambiente.
Através da busca por alternativas limpas de utilização de combustível, em 2005 a empresa substituiu o carvão mineral por madeira reflorestada, que é uma fonte renovável de energia. Em 2015, reduziu a quantidade de lenha através da utilização de briquete, conhecida como lenha ecológica, que é fabricada a partir da serragem compactada, proveniente de resíduos gerados da fabricação de cabos de madeira da empresa Tramontina.
Além de fontes de energia renováveis, a empresa também trabalha na conscientização de sua comunidade para as boas práticas ambientais: instalou bacias de contenção de óleo nas estações onde a locomotiva pára e nas brasagens, evitando a contaminação do solo. Também realiza melhorias como o recolhimento de resíduos e o plantio de mais de 15 mil mudas no trajeto da Maria Fumaça.
O comprometimento da Giordani na preservação ambiental através dessas e outras ações garantiram à empresa dois importantes certificados: ISO 9001, referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, e ISO 14001, referente ao Sistema de Gestão do Meio Ambiente.
“Estas e outras ações ambientais da Giordani Turismo, contribuem para que possamos ter um mundo mais sustentável e ambientalmente correto”, comemora Évelin.
Para referência | Boilerplate
Desde 1992 atuando na Serra Gaúcha, o Grupo Giordani se consolidou como referência no segmento de turismo ajudando a preservar e a disseminar a história e a cultura da região.
O passeio de Maria Fumaça, a trajetória da imigração italiana, o Parque Temático Epopeia Italiana e as belezas naturais que a Região Uva e Vinho oferece são alguns dos atrativos que fazem parte do seu amplo portfólio.
A empresa atende também grupos corporativos no agenciamento de passagens aéreas, hospedagens e fretamentos e receptivo com serviços de transfer, hospedagens, passeios e pacotes personalizados. www.giordaniturismo.com.br.
Fonte: Pauta Assessoria
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves