Grupo formado por integrantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha foi recebido pelo reitor Gelson Leonardo Rech, na tarde desta terça-feira, dia 11 de novembro
Polo de ciência e pesquisa, hub de inovação, turismo qualificado e a força da agronomia foram os principais diferenciais da região, apontados pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, a representantes do Projeto InovaJuntos – Cooperação Triangular Urbana para a Inovação e Sustentabilidade, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, dia 11 de outubro, no Gabinete da Reitoria, no Campus-Sede da UCS.
A comitiva com representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e do CISGA – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – visitou a Universidade para realizar o Diagnóstico Vocacional Participativo. O objetivo do encontro foi realizar o levantamento de informações, por meio de escuta ativa e qualificada, com representantes dos diversos setores da sociedade para obter uma visão abrangente dos desafios e das potencialidades da região de abrangência do CISGA.
A ação integra o Projeto InovaJuntos e, além da própria CNM, a iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o co-financiamento da União Europeia (UE).
O projeto selecionou 18 municípios e dois consórcios Intermunicipais no Brasil todo com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local por meio da vocação territorial. A reunião junto à Universidade foi uma das etapas do diagnóstico, que contemplou ainda escuta, ao longo da semana, de representantes de entes públicos. A partir dos dados obtidos, será elaborado um plano de trabalho para implementação no CISGA/RS, que será a base para a construção dos próximos passos do trabalho a ser realizado junto ao Consórcio.
“A região apresenta muitas potencialidades e, de fato, a pesquisa e a inovação são pontos de destaque, porque elas se integram à cadeia produtiva local, gerando um desenvolvimento significativo”, destacou o reitor, apontando a Universidade como um organismo importante para a vinculação desse ecossistema de inovação. Ele alertou ainda para um problema que precisa ser observado: a evasão escolar. Na região, o índice de abandono do Ensino Médio é de 20%, enquanto 60% das pessoas que finalizam a Educação Básica não dão continuidade aos estudos em uma Universidade.
Participaram do encontro, representando o CISGA: o presidente do Consórcio, prefeito Oscar Dall’Agno, de Paraí, o diretor executivo, Rudimar Caberlon, e o prefeito Fabiano Feltrin, de Farroupilha; pela Confederação Nacional de Municípios: Lorenna Gonçalves Cavalcante, da Assessoria Internacional, Fabiana Santana, analista técnica da Confederação, e o economista Yuri Lopes, da empresa de consultoria do Projeto InovaJuntos.
Pela UCS, participaram, além do reitor, o chefe de Gabiente da Reitoria, professor Marcelo Faoro de Abreu, a Pró-Reitora de Inovação, professor Neide Pessin, o diretor de Relações Institucionais, professor Givanildo Garlet, e a professora Maria do Carmo Padilha Quissini, da Assessoria de Desenvolvimento Regional (UCS).
Fonte: ACOM|IMPRENSA
Foto: Bruno Zulian
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves