Representantes de Bento Gonçalves são destaque no 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Bento Gonçalves e seus representantes foram destaque na 35° edição do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, considerado a “Copa do Mundo dos Rodeios”, que ocorreu de 3 a 11 de fevereiro no Parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria.

Na prova campeira, Roberto Barreto e Vitor Maciel, representantes do CTG Gaudério Serrano, levaram como prêmio um Carro 0 KM, sendo os vencedores do Tiro de Laço – Dupla, uma das modalidades da campeira, no final de semana, na Porteira do Rio Grande.

Na artística, destaque para o Campeão de Declamação – Neiton Bittencourt Perufo e o Vice-campeão Declamação Juvenil – Maurício Paini, ambos representantes do CTG Laço Velho.

O jovem Ricardo Adriano Noskoski – o Rick Gaiteiro, conquistou o terceiro lugar na Gaita Piano, e Márcio Dorneles da Luz, o 3ª lugar na categoria Chula Vaqueano, ambos representando o CTG Herdeiros da Bombacha. Os gaúchos da Capital Brasileira do Vinho fazendo história na lendária Vacaria.

Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria

Como um dos eventos de maior importância no meio tradicionalista, o rodeio teve início em 1958 e desde então tem crescido em tamanho e importância. Ele ocorre no Parque de Rodeios Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria, e atrai participantes não apenas do Rio Grande do Sul, mas também de outras partes do Brasil e do mundo.

A origem do evento está associada à cultura gaúcha e às tradições dos gaúchos, que têm no cavalo e nas atividades campeiras elementos centrais de sua identidade. Esta é uma oportunidade para celebrar e preservar essas tradições, envolvendo competições de laço, gineteadas e outras provas crioulas.

O Rodeio Internacional de Vacaria se destaca não apenas pelas competições, mas também pela diversidade de atrações culturais, como shows, danças tradicionais, exposições de artesanato e gastronomia típica gaúcha. Desempenhamos papel importante na promoção e preservação da cultura gaúcha, contribuindo para manter vivas as tradições e valores dessa região do Brasil.

*Matéria atualizada às 14h55min com informações adicionais do CTG Herdeiros da Bombacha

Central de Jornalismo Difusora

error: Conteúdo Protegido