Reportagem de projeto do IFRS de Bento, da Rádio Difusora 890, vence 1º Prêmio Conif de Jornalismo

A Rádio Difusora 890, de Bento Gonçalves, foi a vencedora da 1ª edição do Prêmio Conif de Jornalismo. Celebrando dez anos dos Institutos Federais, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Ciência e Tecnologia (Conif) realizou o concurso que contemplou quatro tipos de mídia: impresso, rádio, televisão e internet. O objetivo: o incentivo a produção de conteúdo com temas que envolvam os Institutos Federais, como por exemplo, projetos inspiradores.

Com o título “Abelhas do Bem”, o jornalista e radialista Felipe Machado produziu reportagem veiculada na emissora no dia 26 de dezembro de 2018, no programa “Rádio Jornal 2ª edição” (12h/13h). O material destaca o  projeto desenvolvido pelo Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Mostra que apesar da história de mais de 50 anos da Escola de Viticultura e Enologia, houve expansão de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. E justamente mais recentemente, uma das ações realizadas, destaca a mobilização de estudantes do curso Bacharelado em Agronomia, o Abelhas do Bem.

Embora o IFRS possua um trabalho de cultivo de abelhas na Estação Experimental localizada a 12km da sede, foi no campus Bento, em uma área urbana, que se implantou uma caixa com abelhas sem ferrão, da espécie Jataí.

Sem grandes riscos para estudantes, a partir daí iniciou uma mobilização com cerca de 40 alunos, mas que por iniciativa do setor de enfermaria, passou-se a utilizar-se o mel destas abelhas para elaboração de xaropes, o que passou a beneficiar cerca de 1500 estudantes do campus como um todo.

Foram apresentados depoimentos de um dos idealizadores, o professor de filosofia do curso, Onorato Fagherazzi, de um dos estudantes envolvidos no projeto, Lucas Simieski e da diretora do Campus, Soeni Belle.

A interdisciplinaridade da proposta, além do engajamento dos estudantes, garante a continuidade do projeto, em uma união de extensão e ensino, foram alguns dos pontos evidenciados ao final da produção.

O prêmio é de R$ 8 mil para o vencedor e será entregue posteriormente em cerimônia. O jornalista doará parte do valor para o Campus Bento do IFRS. Felipe Machado é jornalista diplomado e radialista com registro profissional, atua em comunicação há 17 anos. Responde atualmente como editor de jornalismo da Rádio Difusora.

Confira a lista com os vencedores nas demais categorias AQUI.

Ouça a reportagem:

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido