Relatórios da gestão do presidente Rogério Capoani condensam atividades do CIC-BG nos biênio 2020-2021

Material referente ao ano de 2021 acaba de ser concluído e pode ser consultado no site da entidade

Os dois anos em que o empresário Rogério Capoani esteve à frente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) foram condensados em relatórios individuais, cujo o último, referente a 2021, acaba de ser finalizado. O material já está disponível para consulta de associados e do público em geral no site da entidade, o www.cicbg.com.br.

O período no qual Capoani, atual presidente do Conselho do CIC-BG, presidiu a entidade coincidiu exatamente com o começo da pandemia, em 2020, e com seu pior momento, em 2021.  Com o novo material disponibilizado, é possível visualizar como o trabalho do CIC-BG foi fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde público do município e para o combate à disseminação da covid-19. As ações centrais desse trabalho encontram respaldo na criação do movimento Unidos por Bento, o qual foi capitaneado pela instituição.

Através dele, a sociedade pôde ajudar a construir 40 leitos emergenciais na UPA, numa campanha que arrecadou mais de R$ 760 mil através da doação de empresas, entidades e pessoas físicas. O dinheiro ainda financiou a aquisição de testes de covid-19 e de EPIs para os profissionais da saúde, o atendimento a urgências no Hospital Tacchini e a campanha Retorno Responsável, liderada por 15 entidades a fim de conscientizar a população na adoção dos protocolos de saúde.

O movimento também colocou de pé o consultório de atendimento imediato a trabalhadores com sintomas de covid, aliviando a pressão sobre o sistema municipal de saúde. Apenas 1,5% dos casos positivos de covid com atendimento até o quinto dia – ou seja cinco pacientes – precisaram de hospitalização. Na região, no mesmo período em que o consultório ficou ativo, a média foi de 9%.

O relatório também contempla outras ações do CIC-BG, entre as quais a relação desenvolvida com o LIDE-RS e a presidência da Assembleia Legislativa, a criação de comissões segmentadas, como o Observatório da Economia, e a intensa promoção de debates acerca da infraestrutura regional e do plano de concessões do governo do Estado. Há, ainda, registro de ações de destaque, como o início do projeto “Rota dos Capitéis – Caminhos da Imigração e Fé”, de incentivo ao fomento turístico na região; e os movimentos do GT Quali, em conjunto com o Bento + 20, para colaborar com a resolução do gargalo da mão de obra qualificada; a instalações de placas fotovoltaicas para captação de energia solar na sede da entidade e o início do processo de digitalização dos documentos do CIC-BG, entre outras.

Os relatórios podem ser acessados:

Relatório 2020 aqui

Relatório 2021 aqui 

 

Fonte: CICBG

error: Conteúdo Protegido