Relatório de Sustentabilidade do Sicoob é reconhecido em publicação do Reporting Matters

O cooperativismo financeiro e a sustentabilidade andam de mãos dadas. Nascido do desejo de empoderar e incluir pessoas, o Sicoob segue esse mesmo caminho. Prova disso é que, como resultado da qualidade e do compromisso da instituição financeira cooperativa com a sociedade, seu Relatório de Sustentabilidade de 2022 foi destaque na publicação final do Reporting Matters, que será lançado no dia 30 de janeiro, às 11 horas, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O relatório do Sicoob foi escolhido como melhor prática em duas categorias: Completude, e Parcerias & Colaboração.

Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, lembra que o documento é uma forma de compromisso com a sociedade, pois demonstra o engajamento do Sicoob com o crescimento sustentável nas comunidades em que está inserido. “O Relatório de Sustentabilidade é a prova de uma atuação exercida com transparência. Ele tem o propósito de refletir o modo como geramos impacto positivo em todo o Brasil”, destaca Meinen.

O Reporting Matters tem o intuito de auxiliar as empresas associadas ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável a aprimorar a efetividade de seus relatórios de sustentabilidade. O Sicoob integra o Conselho desde outubro de 2022.

Sobre o Relatório
O reporte de 2022 foi estruturado com base nos sete temas de materialidade do Sicoob, que emergiram do contexto de sustentabilidade da instituição: cooperativismo, cidadania financeira, mudanças climáticas, comunidades, governança, privacidade e direitos humanos. “Essas dimensões refletem nossa abordagem econômica, social, ambiental, climática e de governança e, de maneira particular, a nossa capacidade de gerar impacto positivo ao conectar os negócios às pessoas e aos territórios onde elas vivem e prosperam”, explica o executivo.

O documento também aponta as ações proativas do Sicoob e os esforços em direção a um futuro financeiro mais justo e responsável. O principal destaque nessa perspectiva foi a economia de R$ 20,9 bilhões gerada para os cooperados, representada pela diferença de taxas e tarifas das operações do Sicoob comparativamente aos preços médios praticados no mercado para os mesmos produtos e serviços financeiros utilizados pelos cooperados. Além desse valor, o resultado contábil bruto do exercício de 2022, de R$ 7,2 bilhões, também retornou aos cooperados, como donos do negócio, o que lhes proporcionou um benefício econômico adicional expressivo.

Outro ponto relevante destacado no Relatório de Sustentabilidade foi a prova de que o Sicoob demonstra uma forte ênfase na promoção da educação financeira do brasileiro: em 86,6% dos pontos de atendimento da instituição, há trabalho com esse direcionamento em todo o Brasil.

Além de disponibilizar um portfólio completo de produtos e serviços financeiros com taxas mais equitativas, o Sicoob desempenha um papel fundamental no fomento do desenvolvimento sustentável das comunidades. Isso se manifesta através do estímulo contínuo ao progresso socioeconômico, da promoção da educação financeira e da conscientização sobre a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras, tudo pautado por princípios de inovação, resiliência e responsabilidade.

Para acompanhar a transmissão, acesse: Lançamento Reporting Matters Brasil (https://conteudos.gruporeport.com.br/webinar-reporting-matters-brasil?utm_campaign=cebds_lancamento_repor)

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.

error: Conteúdo Protegido