O padre Gilnei Fronza, natural de Bento Gonçalves, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, receberá nesta quarta-feira, dia 18, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, o título de Cidadão Caxiense. A solenidade, aberta ao público, ocorre a partir das 19h, no plenário da Câmara de Vereadores.
Gilnei nasceu em Bento Gonçalves, em 13 de fevereiro de 1963. Filho do caldeirista Avelino Fronza e da dona de casa Gemma Piva Fronza, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida aos 14 anos. Mais tarde, formou-se em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Em Caxias do Sul, foi ordenado padre em 15 de janeiro de 1989, em cerimônia na comunidade do Bairro Santa Catarina. Passou a se destacar por defender os direitos humanos e engajar-se na luta contra a violência, e também atuou na Diocese local. No município, seu trabalho de maior de destaque foi como coordenador da paróquia do Sagrada Família, onde coordenou a equipe sacerdotal, onde desenvolveu projetos de valorização à vida.
O texto também destaca que, em 2013, Gilnei aceitou a missão de coordenar a Romaria de Nossa Senhora de Cavaraggio, um dos maiores eventos religiosos do Brasil.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Câmara de Caxias do Sul
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Programação do Ruas de Lazer acontece no próximo domingo
Cooperativa Garibaldi arremata 14 medalhas em concurso em sua cidade natal
Sicredi Serrana realiza Fórum de Transformação Social com foco na educação